Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > Os segredos da catnip

pinterest



Os segredos da catnip


O que é, afinal, essa plantinha que deixa os gatos fascinados?


Bom, ela é mesmo só uma plantinha, uma erva da família da hortelã, chamada Nepeta cataria, ou catnip, ou erva-dos-gatos. Ela não é viciante, não faz mal nem para gatos nem pessoas e não é “maconha de gato”. Ela só tem um cheiro que os gatos simplesmente adoram.


A reação dos gatos


Cerca de 75% dos gatos reagem à catnip, os outros são imunes – e isso é hereditário. As reações mais comuns são rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta, tudo para tentar tirar mais cheiro ainda. Alguns peludos mais empolgados podem até comer a erva ou sair correndo e pulando pela casa, mas, acredite, é tudo alegria. É como se você tivesse ganhando um perfume realmente maravilhoso e entrasse em um estado de êxtase.


A química da coisa


Simplificando, a catnip é como se fosse um ferôrmonio que deixa os gatos muito alegres. Complicando com um pouco de ciência, a erva tem um composto chamado nepetalactona que entra pelo nariz dos peludos, ativa o bulbo olfatório e manda sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções e nossas reações a elas. É basicamente isso aqui:


 


Os benefícios


A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Além disso, pode ser usada para atrair o gato para os brinquedos e arranhadores dele em vez do seu sofá, para turbinar aquele ratinho de feltro que já perdeu a graça ou como complemento de quebra-cabeças (veja um exemplo aqui).


Como dar para seu miau


O jeito mais fácil é comprar saquinhos de catnip desidratada na pet shop e espalhar no chão, num tapete, numa caixa de papelão, etc. O ideal é fazer isso uma vez por semana, já que os gatos podem se acostumar e se tornar imunes ao cheiro se forem expostos demais, crie um “Dia do Catnip” e veja o gato fazer a festa. Você também pode cultivar catnip num vaso pesado que o gato não derrube, mas tem de deixá-lo numa área fora do caminho do peludo ou ele vai se acostumar do mesmo jeito.


Curiosidades


Nossos gatinhos não são os únicos pirados por catnip, os tigres, leopardos e linces têm a mesma reação, mas os leões reagem com menor frequência.


As borboletas também reagem a catnip, mas a erva serve como repelente para mosquitos e moscas.


A catnip é usada pelos humanos para fazer chá, fumar ou temperar alimentos. Ela funciona como um calmante e acredita-se que ela tenha efeito de cura.


A Valeriana também causa “efeito catnip” nos gatos e é calmante para os humanos, ela pode inclusive ser encontrada em farmácias tradicionais (comprimidos) e farmácias naturais (erva).


Gatos que não reagem à catnip podem reagir de maneira semelhante à madeira de uma planta chamada madressilva-tartárica, ou Lonicera tatarica. Ela é vendida no Brasil como planta ornamental por causa de suas flores rosadas e em alguns lugares do mundo já existe um mercado de madeira de Lonicera tatarica para gatos.



http://gatinhobranco.com/?p=2679

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados


Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Mary loo

bullet  Teia da aranha virgem

bullet  Quando o galo cantou caetano veloso

bullet  Cachorro viralata baby do brasil

bullet  Hino do galo da madrugada alceu valença

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Cães e gatos também doam sangue

bullet  Medo de anestesia - conheça mais sobre a anestesiologia veterinária

bullet  Câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero

bullet  Stress em cães

bullet  Lipidose hepática

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Pet Anjo https://petanjo.com/blog/voce deixa seu cachorro cheirar tudo em volta/

bullet  https://www.mochileiros.com/ataque de abelhas como se proteger e o que fazer t39822.html

bullet  Fábio Brito do http://vida estilo.estadao.com.br/blogs/conversa de bicho/festa junina e pets diversao com seguranca/

bullet  Monica Marv?o Cel: 985728281 Atendimento em domiceiacute;lio, cleiacute;nicas, centros diagneoacute;sticos e hospitais.

bullet  M.V. Arthur César Ferreira Av. Brasil 1772, Jd. Chapad?o Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Batman (1989)

bullet  O gato do rabino (le chat du rabbin)

bullet  Batman returns (1992)

bullet  A verdadeira história do gato de botas (la véritable histoire du chat botté / the true story of puss n boots)

bullet  O cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Atlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bullet  Pássaros amarelos

bullet  Cachorro magro

bullet  Mais que um leao por dia

bullet  Passaros sao eternos, os

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos