Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > Travagem uma doença ou um mito

pinterest



Travagem uma doença ou um mito


Na grande maioria dos casos denominados travagem ou palatite e em alguma regiões do Brasil chamados também de favas ou lampas é MITO.

A travagem é um termo muito utilizado por pessoas que lidam com cavalos, denominam travagem o que se referem a palatite ( inflamação do palato duro nos eqüinos ) .

Essas pessoas relacionam a travagem ao emagrecimento e a dificuldade e apreensão e de engorda dos cavalos , e isso não é bem assim, normalmente estes são sintomas de problemas odontologicos ou outras doenças sistêmicas .

""Os leigos denominam travagem quando observam o aumento do palato que muitas vezes ultrapassam a altura dos incisivo superiores.""

A principio travagem = palatite= inflamação do palato .
A palatite existe, é a inflamação do palato, é um tipo de afecção rara pode ser causada por uma ferpa ou pelo ato da aerofagia por exemplo ! (Mesmo assim nunca deve ser cortada
ou queimada)

Para que seja caracterizado inflamação por definição são necessários 5 sinas cardeais .
1-Calor: Perceptível nas superfícies. Decorre da hiperemia e do aumento do metabolismo local;
2-Rubor: Hiperemia /Reflexo axônico (diminuição de impulsos vasoconstrictores);
3-Tumor: Decorre do aumento da permeabilidade vascular (edema). Pode determinar aumento do volume hídrico local em até 5 ou 7 vezes.
4-Dor: Causada pela irritação
5-Perda da função

Se o palato não apresentar esses sinais não se trata de uma inflamação , não sendo uma inflamação não é uma palatite não sendo palatite respectivamente não é travagem.

A grande confusão acontece quando o leigo observa o palato ultrapassando a altura dos incisivos e acredita que o cavalo esta com travagem ou palatite.

Esse aumento de volume é apenas um edema e podem ser encontrado em muitos cavalos especialmente em algumas fases da vida quando ocorrem a trocas dos dentes de decíduos (de leite ) pelos dentes permanentes e tambem na erupção dos caninos, alem de muitos outros problemas relacionados a cavidade oral do eqüino , o edema no palato na maioria das vezes é ( secundario ) apenas um reflexo de um problema em outro lugar .



Uma grande crueldade !!

É comum até os dias de hoje leigos confundido edema de palato que muitas vezes não causa problema algum, com travagem ou palatite e instituindo um tratamento cruel que consiste em queimar ou cortaresse aumento de volume do palato ( isso nunca deve ser feito mesmo que seja palatite propriamente dita ) .



Quando for observado alguma alteração no palato ou suspeitar de algum problema relacionado ao emagrecimento, dificuldade de apreensão e de engorda nos cavalos, deve-se antes de qualquer coisa consultar um Medico Veterinário que tenha amplo conhecimento das estruturas relacionadas a cavidade oral e tenha os equipamentos necessários para um exame adequado da cavidade oral .
Somente com conhecimento e um exame bem detalhado da cavidade oral é possível diagnosticar a causa desse aumento de volume do palato e atribuir um tratamento de forma ética e correta .



Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em medicina e odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail ciromedvet@ig.com.br www.dentistadecavalo.com.br

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados


Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Chão de Estrelas

bullet  Falso brilhante

bullet  Gavião cacuriá de dona teté

bullet  Passarinhos - emicida

bullet  Porco Aranha

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Combata pulgas e carrapatos do seu animal de estimação de forma sustentável

bullet  Prurido em cães

bullet  Hemiplegia lari?ngeana

bullet  Como agir se meu cachorro tiver um ataque epilético

bullet  Primeiro banho no filhote passo a passo e dicas para cão adulto

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Elaine da Silva Soares Website.: www.facebook.com/elaine.soares.14 Graduada pela Faculdade Multivix, Castelo/ES. Atua como plantonista nas áreas de clínica e cirurgia de pequenos animais. CRMV: 01970 VP / ES Contato: (28) 99902 8139 / (28) 99251

bullet  RENAL VET S?O PAULO: Endereço: Rua Heitor Penteado, 99 Sumaré, S?o Paulo/SP. Telefones: (11) 38752666 e (11) 38725138. Telefone para emerg?ncias: (11) 98985622. Site: www.renalvet.com.br Email: renalvet@br.inter.net RENAL VET RIO DE JA

bullet  UNESCO em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978

bullet  

bullet  Nélio Carrara F? Hannover Hipismo

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Pássaros livres (plumíferos - aventuras voladoras)

bullet  Jurassic park iii

bullet  Benji - o filme

bullet  O cachorro bombeiro (firehouse dog)

bullet  As nove vidas de fritz - o gato (the nine lives of fritz the cat)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Cama de gato

bullet  Gato que gostava de cenoura

bullet  Atlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bullet  No meu peito não cabem pássaros

bullet  Mais que um leao por dia

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos