Digite aqui a palavra-chave.




pinterest



Home Page > Raças & Espécies > Gerbils

Como Lidar com seu Gerbil:


A primeira coisa que se deve ter em mente é NUNCA tentar pegar o seu gerbil pela cauda!

Essas são extremamente frágeis e podem ser quebradas e até mesmo ficar um pedaço em sua mão o que é extremamente doloroso para o animal.

A figura abaixo mostra como manipular corretamente o gerbil:

Se o seu gerbil não gostar de vir para sua mão, um truque que pode ser utilizado é um copo grande de papel ou uma caneca ou uma caixa. São animais extremamente curiosos. Às vezes, quando fogem aqui em casa e não querem voltar para mim de jeito algum, utilizo tampas grandes de vasilhas de plástico onde guardo ração ou corn cob. Eles vem correndo.

Brinque sempre que puder com seus gerbils retirando-os das gaiolas ou terrários. Eles são ótimos bichinhos de estimação. Vai chegar um momento em que você abre a gaiola ou coloca a mão no terrário e ele vai pular em cima querendo "passear". Todos aqui fazem isso. Isso os torna mais sociáveis e mais dóceis.

Ganhando a Confiança de Seu Gerbil


FORRAGEM

Tipos de Forragem

Papel Higiênico

O papel higiênico deve ser branco e sem odor. Não precisa ser dos mais caros, mas não deve ser daqueles que produzem poeira. O problema é que a troca tem que ser feita em maior freqüência do que as outras forragens.


Argila e Areia para Gato


Esse tipo de forragem pode ficar preso nos pés o que faria com que os bichinhos se limpassem e possivelmente ingerissem parte dessa forragem. A ingestão desse tipo de produto pode causar inchamento interno fazendo com que o estômago e os intestinos fiquem bloqueados. Os bloqueios internos são muito dolorosos e podem levar à morte.


Mesmo se não houver bloqueio, pode se ligar à superfície do estômago e dos intestinos gerando irritação e desconforto, levando possivelmente à infecção que se não for tratada rapidamente, causa uma morte dolorosa. A poeira proveniente da forragem pode também causar problemas no trato respiratório.


Maravalha de Pinus


As forragens de pinus incluem uma resina que é também utilizada em produtos para tintas. Muitas forragens de pinus produzem vapores tóxicos que podem causar dificuldade de respirar, infecções nos olhos e problemas de pele levando a doenças graves e até mesmo à morte.


Algumas forragens de pinus são mais seguras que outras, quanto mais branca for a sua aparência, mais segura ela é. As forragens de pinus seco (tratado por aquecimento) são consideradas as mais seguras. Qualquer forragem com essência e/ou corante deve ser evitada.


Maravalha de Cedro


As forragens de cedro contêm ácido e algumas contêm excesso desse ácido. O contanto com a maravalha de cedro significa o contato com o ácido que pode causar problemas para os pequenos animais como, por exemplo, conjutivite, problemas respiratórios, problemas de pele que levam a doenças graves e até mesmo à morte.

Por que não utilizar maravalha de Pinus ou Cedro?

 


- Toxicidade Respiratória

Muitos donos de animais, criadores e donos de petshops preferem as maravalhas de madeira como forragem por várias razões. A maioria das maravalhas é barata e dependendo da madeira utilizada, a maravalha pode fornecer propriedades inseticidas, bactericidas ou bacteriostáticas naturais. Tais forragens podem freqüentemente matar ou inibir a proliferação de moscas, ácaros ou outras pragas e as resinas e outros produtos químicos aromáticos emitidos pelas maravalhas auxiliam a controlar o cheiro dos animais. Com todas essas vantagens, as petshops geralmente vendem kits embalados para manter pequenos animais com um fornecimento de maravalha de madeira para forragem. Muitas pessoas utilizaram a maravalha de cedro e de pinus como forragem por essas razões. A madeira do cedro vermelho do oeste (Thuja plicata) possui um dos compostos inseticidas mais potente, que é responsável por sua popularidade de repelir ou matar traças.

Embora a maravalha possa fornecer um meio natural de controlar insetos e o cheiro, “natural” não significa sempre seguro. Esses mesmos produtos químicos podem também danificar o trato respiratório, causando doença respiratório e asma e alguns estudos mostraram uma associação entre a exposição a algumas poeiras de madeira e cânceres orais. Sobre esse assunto a literatura científica é extremamente clara e ao contrário de muitos estudos sobre toxinas, a maior parte das evidências científicas em relação à exposição a poeiras de madeiras foi conduzida em seres humanos ao invés de em animais de laboratórios uma vez que tantas pessoas trabalham na obtenção de produtos de madeira. O resumo da literatura biomédica a seguir descreve primariamente o efeito da exposição crônica de seres humanos à madeira de cedro e de pinus. Provavelmente o efeito sobre pequenos mamíferos é ainda mais pronunciado, especialmente se estiverem em contato contínuo íntimo com as lascas de madeira. Os seres humanos possuem um olfato relativamente fraco comparado com o de outros mamíferos. Assim, mais provavelmente, um produto irritante nasal ou respiratório prejudicará pequenos mamíferos, que se baseiam no olfato para localizar alimentos e para identificar e interagir com outros animais



fonte: Gerbil & cia




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Qualquer coisa

bullet  Espinha de peixe

bullet  Julieta t

bullet  A galinha magricela

bullet  Sentimental eu fico

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Cachorro intoxicado, o que fazer?

bullet  Como tratar a diarreia canina

bullet  Batida problemas cardacos

bullet  Doena de lyme

bullet  Mandamentos

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Ren Schubert Psiclogo Clnico. Atua como psicanalista em consultrio e hospital psiquitrico. Desenvolve trabalho com Equoterapia na Hpica das Araucrias (Tel:44821983) Contato: schubert_rene@hotmail.com

bullet  silvana em souza m dica veterinria crmv-sp 9617 animalcamp rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp fone: (19) 32425370 www.animalcampcjbnet homeovete@yahoo.com.br

bullet  Daniel Zacharias Zago Mdico Veterinrio Clnica Geral e Reproduo Equina 11 82627922

bullet  dr jos aldo p em santos
mdico veterinrio
crmv: 5526 aldovet@bol.com.br
dr ricardo fernando correia
mdico veterinrio
crmv: 13039
rfcvet@mpc.com.br

bullet  Darvin: darvin@adestradorpessoal.com.br http://www,adestradorpessoal.com.br

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Pssaros livres (plumferos - aventuras voladoras)

bullet  Compramos um zoolgico

bullet  Piranhas

bullet  Gatos, fios dentais e amassos (angus, thongs and perfect snogging)

bullet  Aquele gato danado (that darn cat!)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Enfermidades dos cavalos

bullet  No meu peito no cabem pssaros

bullet  Passo, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bullet  Sinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bullet  Pequenos passaros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos