Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Abscesso

Compartilhe em suas redes sociais:

Abscesso



Abscesso, também chamado de abcesso, é o acúmulo localizado de pus em um tecido, originando uma cavidade limitada por uma membrana de tecido inflamatório, conhecida como membrana piogênica.


Origina-se quando bactérias invasoras são atacadas pelas células de defesa do organismo (leucócitos) e as células mortas nesse combate se desintegram formando o pus.


Apresentam como agente etiológico patógenos microbiológicos, como as bactérias piogênicas, ameba e determinadas substâ;ncias químicas, como por exemplo, a essência de terebintina.


Os sintomas variam de acordo com o local afetado. Todavia, as principais manifestações de um abscesso são hiperemia (vermelhidão), edema (inchaço) e dor local. Estes sintomas agravam na medida em que o abscesso distende a área e tende a romper através da pele. A dor se deve a pressão exercida pelo pus sobre terminações nervosas, sendo que o desconforto é aliviado após o rompimento do abscesso ou quando este é drenado.


Abscessos internos normalmente são acompanhados de febre, dor local e prostração. Podem ocorrer na mama, em volta de um dente, nos ossos, no fígado, na vagina, no apêndice ou na região anal.


Existe um tipo diferente de abscesso, conhecido como “frio”, que se origina lentamente, sem dor, sem hiperemia ou calor, e pode surgir em qualquer região do corpo, sendo mais comum na coluna, nos quadris, nos linfonodos e na região genital. O diagnóstico desse tipo de abscesso é importante, pois geralmente é causado por infecção pelo bacilo da tuberculose.


O tratamento do abscesso objetiva facilitar a drenagem. Para drenar um abscesso, o médico deve acessar sua parede para liberar seu conteúdo. Quando esta afecção apresenta grandes dimensões, após a drenagem fica um amplo espaço vazio que sofrerá cicatrização por segunda intenção. O centro necrótico do abscesso não recebe suprimento sanguíneo, além de estar encapsulado sob condições químicas adversas. Sendo assim, os antibióticos normalmente não são muito eficazes no tratamento. Entretanto, após o abscesso drenado, podem ser administrados antibióticos para prevenir a disseminação do processo infeccioso ou sua recorrência.


Quando um abscesso não recebe tratamento, pode ocorrer resolução espontâ;nea, sendo reabsorvido, fistulando para o meio externo ou encistando. Quando fistula para cavidades interiores do corpo, origina um empiema (coleção de pus dentro de uma cavidade natural do corpo), mas também pode haver complicações e seu conteúdo pode alcançar a corrente sanguínea, resultando em bacteremia e, nos casos mais sérios, em septicemia.



Contatos dos Autores:
Débora Carvalho Meldau



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletPerda de equilíbrio (marcha desequilibrada) em cães

bulletO que é a síndrome do navicular?

bulletPorque os gatos t?m medo de pepinos?

bulletPlantas tóxicas

bulletAlopecia psicogênica


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Sérgio Alves, médico veterinário e gerente de vendas para pets da Alltech

bullet Médica Veterinária Beatriz Mendes Tucunduva, Especializada em Fisiatria Veterinária, (19) 99757 3661, mv.beatrizmendes@gmail.com

bullet Roberto Delort A. Leite e Laura Celi de Souza Silva 

bullet Jacqueline R. F. Cremoneze

bullet Prof. Fabiano Gregolin professorfg@uol.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletMaria bethânia - a menina dos olhos de oyá

bulletQue nem o meu cachorro

bulletLamento de um cavalo

bulletGita

bulletPeão Apaixonado

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletThe batman (1943)

bulletCaninos brancos

bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

bulletCacados

bulletComo cães e gatos (cats e dogs)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMais que um leao por dia

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletPássaros amarelos

bulletPassaros sao eternos, os

bulletMarley e eu

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos