Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Festa junina e pets: diversão com segurança

Compartilhe em suas redes sociais:

Festa junina e pets: diversão com segurança



O final de semana passado deu início a uma sequência de quermesses que deve durar, pelo menos, até o meio de julho em muitas cidades brasileiras. E neste ano, foi possível observar que muitos pet shops e ONGs aproveitaram a oportunidade para fazer a comemoração junina com os animais.


Se de um lado a integração e a socialização dos bichos são importantes, do outro é preciso tomar alguns cuidados neste período de festas para que não se transforme em um problema.


ACOMPANHE O BLOG CONVERSA DE BICHO: FACEBOOK | TWITTER


festa_junina_pug


Assim como nas festividades de final de ano, no São João e no período de quermesses acontecem as tradicionais queimas de fogos e a alimentação em abundâ;ncia, com ingredientes que podem causar desconforto aos animais.


Os pets tem uma audição bastante superior a humana. Um cão consegue ouvir um som quatro vezes mais longe do que uma pessoa. Eles também detectam sons maiores e menores frequências do que a gente. Já a audição nos gatos é sensível à altas frequências. Enquanto o ser humano pode perceber sons de até 20.000 Hz, os gatos poderão percebê-los até 50.000 Hz.


Segundo a médica-veterinária Mariana Buck, do Hospital Veterinário Santa Inês, é nesta época que aumenta o índice de atendimento de animais em emergência, principalmente por causa de fugas, em razão do barulho da queima de fogos, e por ingestão de alimentos diferentes da ração e da rotina do pet.


“As enfermidades mais frequentes são as intoxicações alimentares, gastroenterites, pancreatites e acidentes secundários pela fuga, como atropelamentos e quedas”, afirma Mariana.


Para minimizar os problemas, existem alguns truques que podem ajudar e fazer com que o pet se sinta mais seguro. Para aqueles que são muito assustados, a opção vai desde colocar o animal em caixas de transporte, espaços embaixo das camas ou poltronas, até pôr algodão dentro dos ouvidos para reduzir o barulho excessivo dos fogos.


“Os pets são muito sensíveis aos barulhos e ruídos. O fato de colocar algodão dentro dos condutos acaba abafando o som e diminuindo o estresse para o pet”, explica a veterinária.


Outra opção interessante é colocar uma roupinha mais justa no animal, ou mesmo passar uma faixa mais larga pelo dorso. “O objetivo desse truque é o de estimular a sensação de segurança, justamente por estar com a roupinha ou pano de forma mais apertada junto ao corpo”, afirma Mariana.


Ter cuidado ao comer perto do pet e não deixá-lo sozinho onde tem alimentos da festa junina também são pontos importantes. Existem vários alimentos nocivos aos animais durante este período. Entre eles podemos destacar o chocolate, que contém a teobromina, bastante tóxica aos pets; a uva, que mesmo em pequena quantidade pode ocasionar insuficiência renal; o amendoim, responsável pelas alergias, intoxicações e pancreatites; além da cebola e o alho, precursores de anemia grave.


“É muito importante seguir a rotina do pet e a dieta adequada, mesmo em épocas de festas. Pensando nos famosos petiscos, também conhecidos como snacks, sempre se deve consultar o médico veterinário para melhor orientação e especificação.”



Contatos dos Autores:
Fábio Brito do http://vida estilo.estadao.com.br/blogs/conversa de bicho/festa junina e pets diversao com seguranca/



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletConviver com animais faz bem para a saúde

bulletDoença renal causada por múltiplos cistos em cães

bulletDe cada cinco animais no planeta um é besouro

bulletA hora certa de realizar os exames de rotina em seu pet

bulletFelicidade


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Claudia Leschonski Veterinária de Cavalos Blog http://leschonski.blog.terra.com.br/

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617

bullet Priscila Thomazelli Atleta, Amazonas, Instrutora e Treinadora de Equitação Engenharia Civil, de Segurrança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (11) 9 9944-2168 www.dressagearteequestre.com

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet André Galvão Cintra, MV, Prof. Esp. CRMV SP 6765 VicePresidente ABCC Bretão. email: andre@vongold.com.br. Site: www.vongold.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCanario prisioneiro

bulletCavalo babão

bulletJingle bells

bulletFoi daquele jeito

bulletCasa no campo

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletBatman e robin (1997)

bulletFeito cães e gatos (the truth about cats and dogs)

bulletGodzilla

bulletBolt - supercão

bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA princesa e o sapo

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletGato viriato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos