Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > O bem estar equino

Compartilhe em suas redes sociais:

O bem estar equino


Os equinos vivem uma relação clara e direta com seus sentidos, todos ao mesmo tempo, declarando tudo o que percebem, preparando-se e adequando-se milimetricamente em seus espaços e distâ;ncias. Ao descrever sobre o bem-estar animal, mais especificamente, dos cavalos geralmente fala-se muitas vezes sob o ponto de vista humano.


 


Durante milhões de anos os equinos evoluíram e seus sentidos foram sendo apurados minuciosamente com o único intuito de garantir sua sobrevivência. A domesticação dos cavalos é um ato recente.


Os equinos dentre todas as espécies animais são os que possuem melhores e mais bem datados achados paleontológicos condizentes com a sua grande capacidade grupal adaptativa. Todas essas descobertas trazem luz à etologia do cavalo atual.


O Bem-estar não é uma conquista, atualmente o termo é muito utilizado e que já é considerado ciência, parâ;metros claros para uma convivência harmoniosa entre espécies que habitam juntamente o planeta terra. Fala-se hoje de “Bem-estar humano”, na prevenção direta de doenças agudas e crônicas, e de “Bem-estar animal”, tanto aos domésticos quanto aos de produção. Este termo está deixando de ser genérico ou empírico. Lembremos que não são apenas conceitos e trazem muitos benefícios a todos.


Os pontos de Bem-estar como ciência são claros e suas interpretações passíveis de críticas. Após principiar a discussão para o bem-estar equino (BE Equino), obviamente também aos humanos, o conhecimento e aplicação das cinco liberdades fazem-se fundamental:


1ª Livre de sede, fome e má nutrição; providenciando acesso a água fresca e alimento com indicação zootécnica à categoria individual que o equino se encaixa;
2ª Livre de desconforto físico e térmico; provendo ambiente e abrigo com espaço adequado;


3ª Livre de dor, injúrias ou doenças; prevenção, rápido diagnóstico e tratamento;
4ª Livre para expressar o seu comportamento inerente a sua raça e espécie;
5ª Livre de medo e estresse; promovendo condições que evitem sofrimento mental.


Informações e publicações sobre o Bem-estar animal existem. As publicações estão frequentemente relacionadas aos departamentos de agricultura ou de saúde pública de vários países. Os benefícios em relação à prevenção e tratamento de patologias são grandes, como exemplo, pode se citar o índice de cólicas e patologias odontológicas é praticamente inexistente em manejos que adotam técnicas de BEA.


Para que o equilíbrio entre o homem e a equino se concretize, os humanos precisam reconhecer que não estão lidando com uma maquina ou uma ferramenta de trabalho.



http://www.shopveterinario.com.br/artigos/o bem estar equino/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletBanzo

bulletSafado, cachorro, sem vergonha babado novo

bulletPasso do crocodilo mc tiozinho

bulletO tempo não para

bulletA Barata



Dicas Veterinárias:

bulletDoença periodontal

bulletVc gosta de gatos ?

bulletPrimeiros socorros para picada de aranha

bulletBolhas na pele e pústulas em cães

bulletLuxação em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Bruno Evaristo>

bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br>

bullet Luelyn Jockyman CRMVSP 14.512 Clínica Animaletto (19) 32589280 Av. Mário Garneiro 438 (Estrada do San Conrado) Sousas>

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323 >

bullet GAAR CAMPINAS http://www.gaarcampinas.org.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletJurassic park ii

bulletO gato de madame

bulletFeito cães e gatos (the truth about cats and dogs)

bulletO gato preto (the black cat)

bulletBatman begins (2005)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA arca de noé

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletMais que um leao por dia

bulletMarley e eu

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos