Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Aparelhos ortodônticos em cães e gatos

Compartilhe em suas redes sociais:

Aparelhos ortodônticos em cães e gatos



Aparelhos


 


 


Os cães e gatos também podem precisar de aparelhos ortodônticos?

Sim, pois ambas espécies apresentam problemas de oclusão errada associadas ou não a deformidades ósseas do crâ;nio e sua relação com a mandíbula. Acredito que estes problemas cresceram muito devido a uma falta de um supervisionamento dos cruzamentos, o que levou com que hoje tenhamos raças que tenham uma oclusão errada, mas que dentro do padrão da raça são considerados normais, um exemplo é o Bulldog.
    

Os cães e gatos podem usar aparelho, mas será que devem?

Esta já é uma questão delicada pois envolve ética. A princípio todo o animal teria direito médico de ter uma oclusão perfeita ou o mais próximo do normal, pois uma má oclusão pode causar prejuízo a saúde animal (trauma em tecidos moles, dor, desgaste dos dentes, predisposição maior a doenca periodontal, etc) Mas infelizmente, algumas pessoas pensam apenas pelo lado estético e poderiam usar estes animais que fossem corrigidos para exposições e/ou cruzamentos, o que faria com que o problema se perpetuasse. Por isso, muita cautela é requerida na indicação de um tratamento ortodôntico, sobretudo o proprietário deve ser informado de sua responsabilidade.

O aparelho ortodôntico usado em animais é parecido com o usado no homem?

O principio de movimentação é o mesmo, mas os aparelhos são um pouco diferentes. Normalmente usamos aparelhos fixos, que podem ser passivos (plano inclinado) ou ativáveis (expansores). Brackets, fios ortodônticos e elásticos têm uma aplicação limitada devido ao tamanho reduzido dos dentes, como também do comportamento dos animais.

Qual a principal causa dos problemas ortodônticos?

Ainda não existem estudos bem dirigidos para determinar a causa de todos os problemas encontrados em todas as raças. Mas existe um consenso entre os pesquisadores de que a maior parte dos casos esteja relacionada a fatores genéticos e/ou hereditários. Alguns casos estariam relacionados a fatores externos, como traumas e hábitos. Em nosso atendimento no ODONTOVET, temos notado que em muitos casos existe histórico de atraso na exfoliação ou retenção dos dentes decíduos (de leite), o que faz com que os dentes permanentes erupcionem em uma posição desfavorável. Por isso, a recomendação atual é que ao notar um dente permanente erupcionando e o dente de leite estiver firme, a extração do dente de leite seja feita imediatamente.

Em que situações se faz necessário o uso dos aparelhos?

Quando a oclusão afeta a vida e a saúde do paciente. Isto pode acontecer quando um dente fora de posição causa um trauma na gengiva, ou no céu da boca, podendo levar até uma comunicação com o nariz; ou quando um dente oclui sobre outro podendo levar a um desgaste, pulpite, dor. Há casos em que o mau posicionamento dos dentes facilita o acúmulo da placa bacteriana levando a inflamação da gengiva e posterior perda do dente (doenca periodontal). Em outras situações pode haver dificuldade na mastigação e/ou apreensão do alimento. Em cães de trabalho e guarda a aclusão desbalanceada pode levar a predisposição de fraturas nos dentes. O que deve ser lembrado é que a estética deve ficar em segundo plano, a principal preocupação é com a saúde do paciente.

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico no cão?

Este é um dos grandes problemas que temos, pois os tratamentos precisam ser rápidos, pois os aparelhos facilitam o acúmulo de alimento e formação da placa bacteriana, e caso não haja higiene, pode levar a perda do dente. Por outro lado, se movimentarmos um dente com uma força intensa e de forma muito ápida, também corremos o risco de perde-lo. O que tentamos fazer é movimentar o máximo número de dentes em um menor espaço de tempo com um único aparelho. Em média temos conseguido bons resultados em cerca de 3 a 4 meses.

Os cães aceitam bem o uso dos aparelhos?

Antes de decidirmos por um tratamento, é preciso avaliar o temperamento do animal, pois ele pode acordar da anestesia e "arrancar" ou quebrar o aparelho mordendo grades e objetos. Outro detalhe é com relação aos aparelhos que necessitam de ativação. Se o paciente não for dócil, fica difícil ativar, havendo necessidade de anestesias mais frequentes. Em alguns casos, o paciente pode parar de comer ou ficar agressivo devido a dor.



Contatos dos Autores:
http://www.shopveterinario.com.br/artigos/aparelhos ortodonticos em caes e gatos/



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletQual a diferença entre zootecnia e veterinária?

bulletConheça 15 plantas ornamentais que são tóxicas para cães e gatos

bulletO que é a síndrome do navicular?

bulletLágrima ácida

bulletPorque o cão destrói objetos em casa?


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Sergio Lobato é Médico Veterinário, consultor e palestrante em Gestão da Inovação e Marketing em Medicina Veterinária. CRMV 4476. www.sergiolobatopetmarketing.blogspot.com

bullet Patricia
olives mount kennel

bullet Rafael Senos Médico Veterinário UFF Mestrando USP Técnico em Biotecnologia CEFETEQ RJ

bullet UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian

bullet Médica Veterinária Beatriz Mendes Tucunduva, Especializada em Fisiatria Veterinária, (19) 99757 3661, mv.beatrizmendes@gmail.com

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletPássaro da Noite

bulletSentimental eu fico

bullet15 mil por mês

bulletCamarão que dorme a onda leva

bulletFeliz pra cachorro ..

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletO gato de 9 caudas (il gatto a nove code)

bulletDeu a louca nos bichos

bulletGatos, fios dentais e amassos (angus, thongs and perfect snogging)

bulletTubarao ii

bulletJurassic park iii


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletPassaro-camaleao, o

bulletO homem que amava os cachorros

bulletMarley e eu

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos