Home Page > Dicas Veterinárias > O que é ser um(a) veterinário(a)

O que é ser um(a) veterinário(a)


VETERINÁRIO


Profissional que se dedica ao conhecimento da anatomia e das doenças dos animais irracionais.


 


O QUE É?


Veterinários são profissionais responsáveis por estudar e cuidar da saúde dos animais - silvestres, de estimação, de rebanhos para abate, de tradição esportiva, de zoológicos ou de laboratórios. Atuam em três campos principais: medicina e cirurgia dos animais, produção animal - criação e melhoramento das raças de animais domésticos - e saúde pública, defendendo a população contra as doenças transmitidas por animais e controlando a qualidade dos produtos alimentícios de origem animal. Podem especializar-se em diversas áreas incluindo o controle de doenças genéticas e reprodução animal, fisiopatologia, ortopedia, dermatologia, odontologia e oftalmologia de animais. São importantes também na ecologia e na preservação de animais selvagens.


QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?


O médico veterinário deve fundamentalmente gostar de animais, ter interesse por atividades científicas. Características desejáveis autocontrole boa disposição física capacidade de comunicação capacidade de concentração capacidade de decisão capacidade de lidar com a visão de sangue e de animais acidentadas capacidade de observação capacidade de pensar e agir sob pressão equilíbrio emocional firmeza gosto pela pesquisa e pelos estudos gosto por atividades ao ar livre e pelo contato com a natureza habilidade manual interesse pelas ciências interesse por animais e plantas paciência


QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?


Para qualificar-se como veterinário, é exigido curso superior de medicina veterinária, com duração média de cinco anos, e estar inscrito no Conselho Regional ou Federal de Medicina Veterinária. O curso de medicina veterinária aborda disciplinas como anatomia, histologia e embriologia dos animais, fisiologia, biofísica, parasitologia, imunologia, genética, farmacologia, clínicas médica e cirúrgica, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. Durante o curso, são desenvolvidas atividades em laboratórios, fazendas e hospitais veterinários, além de estágios.


PRINCIPAIS ATIVIDADES


As atividades do profissional de veterinária desenvolvem-se principalmente em clínicas particulares, fazendas, zoológicos, hípicas, instituições militares e policiais, setor público e instituições de preservação das espécies e incluem: prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças; orientar donos ou cuidar diretamente do bem-estar e da alimentação dos animais; fazer necropsias para descobrir a causa da morte de animais; estabelecer as condições de criação e abate de animais de produção; atuar em concursos e exposições de animais, realizando perícias para evitar fraudes; atuar na saúde pública, propondo políticas para controle das doenças de origem animal; supervisão de abate de animais em matadouros, examinando animais doentes em rebanhos para evitar epidemias; inspeção de produtos de origem animal para prevenção de infecção e contaminação; pesquisas na área de saúde; resocialização de espécies em perigo; dirigir e fiscalizar instituições de ensino de veterinária; dirigir hospitais veterinários.


ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES


Clínica: Atende animais domésticos e de grande porte, realizando inclusive cirurgias; Ecologia: Estudo de animais silvestres em campo ou zoológicos; Indústria de Produtos para Animais: Gerenciamento da produção de remédios (soros, vacinas e vermífugos) e alimentos (rações, vitaminas). Pode atuar no setor de marketing de empresas e de assistência técnica ao consumidor; Produção Animal: Fiscalização de produtos de origem animal; Sanidade animal: Prevenção e controle de doenças e infecções; Tecnologia da produção animal: Melhoria dos criações através de aperfeiçoamento genético, alimentação, reprodução e biotecnologia.


MERCADO DE TRABALHO


O mercado de trabalho para veterinários é amplo e bastante competitivo, tanto no setor privado como no público. No Brasil, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária existem cerca de 59.000 veterinários, dos quais 44.000 estão em atuação. Quase a metade deste total, 46%, está concentrada na região Sudeste, enquanto apenas 4% atuam na região Norte. A cada ano, se formam cerca de 2.400 novos profissionais nos 94 cursos de medicina veterinária espalhada pelo país. O setor de produção de carnes para exportação tem crescido consideravelmente, o que deve gerar boas perspectivas na área. No mercado de animais de estimação, há muitos profissionais nas grandes cidades e a maioria dos veterinários do país trabalha em clínicas especializadas. Um bom e diferenciado campo de atuação em termos de oferta de emprego e de remuneração é a indústria de rações e medicamentos.


CURIOSIDADES


Desde do início da domesticação dos animais surgiu a necessidade de tratá-los. Estudos mostram que em 4000 a.C. documentos egípcios revelam fatos relacionados à "arte de curar animais", que indicavam métodos de tratamento e diagnóstico em várias espécies animais. Outros estudos remetem aos "médicos dos animais", há mais de 4000 anos atrás, na África, na Ásia e do Egito à Índia Oriental. Aos gregos, no séc VI a.C, foram atribuídas as primeiras curas de animais na Europa. Em algumas cidades-estado gregas às pessoas que tratavam dos animas eram dados cargos públicos, os hipiatras. Os romanos também fizeram pesquisas a respeito de doenças animais. Foi identificado em Bizâncio (ou Constantinopla - capital do Império Romano do Oriente)- atual Istambul, capital da Turquia - em meados do séc VI, um tratado enciclopédico que tratava da criação e tratamento dos animais, o Hippiatrika. Esse tratado continha 420 artigos, de diversos autores, sendo 121 deles atribuídos ao grego Apsirtos, considerado o pai da medicina veterinária. Em 1762, na cidade de Lyon, surgiu a primeira escola do gênero no mundo. Em 1766, também na França, foi criada a segunda escola, em Paris. Em uma visita à Paris, em 1875, o imperador D. Pedro II, impressionou-se com o trabalho feito pela Escola Veterinária e voltando ao Brasil tentou, em vão, introduzir no Brasil a idéia. As duas primeiras instituições de ensino desse gênero, foram criadas no país no início do séc XX: a Escola Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, ambas no Rio de Janeiro. O curso foi incluído na Congregação Beneditina do Mosteiro de São Bento, em Olinda, só em 1914. Em 1915 foi diplomado Dyonisio Mielli, considerado o primeiro veterinário formado no Brasil. Em 1968 foi regulamentada a profissão e um ano depois foi empossada a primeira Diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária.


ONDE ACHAR MAIS INFORMAÇÕES?


Conselho Federal de Medicina Veterinária Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro Confederação Nacional de Agricultura - CNA http://www.crmvsp.gov.br



http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/veterinario/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletMorro Velho

bulletTelegrama

bulletCachorro tchakabum

bulletTartaruga uguinha celelê e talili

bulletRato de academia



Dicas Veterinárias:

bulletTumor de mama em animais

bulletCuidados com os pets em enchentes

bulletBrinquedo caseiro para cachorro ? mordedor

bulletAntiinflamatório não hormonal toxicidade de medicamentos em cães

bulletComportamento canino - parte 1



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Por Alexandre Domingues>

bullet Hemovet Laboratório e Centro de hemoterapia veterinária M.V. Simone Gonçalves CRMV SP 10141 Rua José Macedo, 98. Pq S?o Lucas F. 29188050>

bullet Alexandre Domingues>

bullet Nayara Zonta, parceria com a VetQuality 56811999>

bullet Flávia Raucci Facchinihttp://www.infohorse.com.br/2018/05/07/a criacao de cavalos paixao e zelo/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletJurassic park iii

bulletA morte anda a cavalo (da uomo a uomo / death rides a horse)

bulletO gato de madame

bulletO gato de 9 caudas (il gatto a nove code)

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA volta do gato preto

bulletOs passaros e suas doencas

bulletMarley e eu

bulletO gato e a revolução

bulletCrianca, cachorro que fala!

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos