Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Mordida de cachorro: o que fazer? como tratar?

Compartilhe em suas redes sociais:

Mordida de cachorro: o que fazer? como tratar?



Receber mordida de cachorro é um acidente bastante comum, mas o que fazer após o ocorrido e como tratar? Veja abaixo a resposta para essas e demais dúvidas.


Ter um cachorro em casa tem muitas vantagens, seja ele um animal pequeno e dócil ou um cão maior e mais feroz para vigiar a residência. E seja qual for o caso, é sempre importante que o cão seja muito bem tratado, alimentado de forma correta, estar sempre limpo assim como o local onde ele dorme e claro, estar com a carteira de vacinação sempre em dia.


Muita pessoas ainda acham que um cachorro que está sempre preso dentro de casa está livre de doenças, mas isto não é verdade! A vacinação garante que o animal se protegerá melhor e é importante também no caso de acontecer algum imprevisto, como o animal morder alguém, seja da residência em que ele vive ou algum estranho.


Só que mesmo que o animal esteja vacinado, quando alguém é mordido por um cão precisa tomar as devidas providências e tratar o ferimento de forma correta para evitar complicações.


 


Mesmo os cães mais dóceis podem vir a moderem seus donos ou alguma pessoa estranha. Mesmo os cãezinhos que aparentam ser mais calmos, por vários motivos podem estranhar a pessoa e a mordida é a forma que eles têm de defender o seu território e até mesmo tentarem se proteger ou proteger seu dono.


E basta uma mordida de um cão para que o ferimento se agrave e até leve a sérias doenças, como a raiva que é a mais comum, mas há várias outras zoonoses.


É preciso ficar atento até àquelas mordidas que o cãozinho dá por brincadeira, pois elas também podem ferir e trazerem sérias consequências. Independente se o animal esteja ou não vacinado, quando ele morder alguém, deverão ser tomadas todas as medidas necessárias, pois a saliva do cachorro contém uma quantidade enorme de bactérias que através da mordida passam para o organismo da pessoa, podendo causar infecções e transmitir doenças.


Diferente do que muitos imaginam, na maioria dos casos de mordida de cão, o motivo não foi por ataque do animal, mas por uma simples brincadeira onde o cachorro sem querer, feriu a pessoa com seus dentes afiados.


A mordida de um cão pode ser de duas formas: penetração ou laceração e ambas merecem total atenção, sendo que cada uma tem suas próprias formas de tratamento.


Mordida de Cachorro por Penetração


Quando a mordida é por penetração há uma maior probabilidade de que ocorra algum tipo de infecção, já que as bactérias penetram mais facilmente no organismo da vítima. Quando o cão penetra seus dentes em uma pessoa ou mesmo em outro animal, deixa na ferida uma boa quantidade de saliva, onde estão presentes muitas bactérias que encontram a porta aberta para entrarem no corpo de quem foi mordido.


Este tipo de mordida é muito problemática porque os cães penetram profundamente e o local fica cheio de saliva, tornando-se perfeito para que as bactérias possam proliferar.


Se o local ficar inchado é ainda pior, pois a pessoa terá maior dificuldade para limpá-lo e o problema vai se agravar.


 


Mordida de cachorro por Lacerações


Quando se trata de “lacerações”, ou seja, o cão morde e “rasga” a pele da pessoa ou de um outro animal, então é fácil de limpar a região afetada, só que este tipo de mordida deixa mais cicatrizes.


Em ambos os casos, logo após a mordida de um cão, a pessoa precisa providenciar a limpeza do local imediatamente. Mesmo que esteja sentido muito dor, é preciso esforçar-se para limpar bem a região, para retirar toda a saliva do animal que tenha ficado no local.


Mas o perigo na mordida de um cão não está só na infecção causada pelas bactérias. Outro sério problema é a transmissão de zoonoses, sendo a raiva a mais conhecida e uma das mais perigosas também. Isto ocorre porque o ser humano tem os nervos periféricos invadidos, assim como todo o sistema nervoso central e precisará ser tratada imediatamente com vacinas, do contrário a pessoa poderá vir a morrer.


Fui Mordido por um Cachorro: O que devo Fazer?


Assim que uma pessoa é mordida por um cachorro, seja de rua ou de sua própria residência, deverá procurar imediatamente um hospital, mas há cuidados básicos que podem ser tomados logo após a mordida e o primeiro deles é lavar bem o local da mordida, impedindo assim que as bactérias se espalhem.


 


Se a pessoa estiver perdendo sangue no local da mordida, pode ser feita uma pequena pressão para ajudar que o sangramento pare, mas isto no caso de lacerações, porque quando se trata de perfuração é bom deixar sair um pouco do sangue, para que as bactérias sejam expelidas daquele local.


Limpe o local com água em abundâ;ncia e se possível, utilize um anti-bacteriano por pelo  menos uns 5 minutos ininterruptos. Depois, seque bem o ferimento e proteja-o com gaze ou uma toalha de papel, ficando assim enquanto a vítima é levada para receber atendimento médico.


E jamais deixe de procurar ajuda médica para ficar em casa tratando o ferimento com “receitas caseiras” pois isto poderá agravar o problema, já que o ferimento precisa ser tratado de forma correta e dependendo do caso, a pessoa precisará tomar vacina e alguns medicamentos adequados.



Contatos dos Autores:
http://www.encontrospet.com.br/blog/mordida de cachorro que fazer como tratar/



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletDor (agudo, crônica e pós-operatória) em cães

bulletCuriosidades sobre hamsters

bulletHidroterapia

bulletBicho novo na área? veja como fazer as apresentações entre os animais

bulletCrescimento celular rápida em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont

bullet Juliana Bortoletto Clinica Vet health, rua: jose gomes moreno, 50 terra nova 2 São Bernardo do Campo/SP , crmvsp 18.377 fone: (11) 41014260

bullet

bullet Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin

bullet Diskvet Telefone: (19) 32581887 / 33081887 / 33081886 Celular: (19) 93183040 (emergência) Email: diskvet@gmail.com Av. Antonio Carlos Couto de Barros, n? 1156 Sousas Campinas / SP

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCobra Venenosa

bulletVagalumes (pollo)

bulletNa teia da aranha

bulletPolícia, bandido, cachorro, dentista sérgio sampaio

bulletMenino passaro

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletMulher-gato (catwoman)

bulletFlipper (1996)

bulletSilver a lenda do cavalo prateado the silver brumby

bulletA morte anda a cavalo (da uomo a uomo / death rides a horse)

bulletDeu a louca nos bichos


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato e a revolução

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bulletPassaros sao eternos, os

bulletPassaro-camaleao, o

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos