Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Descubra tudo sobre o câncer de útero em cadelas

Compartilhe em suas redes sociais:

Descubra tudo sobre o câncer de útero em cadelas


O câ;ncer de útero em cadelas é uma ocorrência comum e independe de qual é a raça do animal. Conheça os sintomas e o diagnóstico deste problema


O câ;ncer de útero em cadelas, infelizmente, é uma ocorrência comum, independente de qual é a raça do animalzinho de estimação. Este problema é caracterizado pela formação do crescimento anormal das células do útero, e as causas podem estar relacionadas à presença de infecções bacterianas, como a piometra, a presença de hormônios e fatores genéticos.


O tutor deve sempre estar bem atento à saúde da sua pet e, caso note qualquer anormalidade no sistema genito-urinário, como a presença de qualquer tipo de corrimento, deve levar o animal de estimação ao veterinário imediatamente.


Sintomas do câ;ncer de útero em cadelas


São diversos os tipos de neoplasias, como leiomiomas e fibrossarcomas, que podem ocorrer em qualquer cadela de qualquer raça, e que já tenha alcançado a maturidade sexual. A forma mais comum de câ;ncer uterino em cadelas é o leiomioma, denominado pelos patologistas como “tumor benigno”. Embora seja assim considerado, o problema deve receber toda atenção como qualquer tipo de câ;ncer, pois eles podem crescer bastante e devem ser removidos por meio de cirurgia.


Apenas o exame clínico e biópsias realizados por um médico veterinário poderão determinar qual o tipo de câ;ncer. Não existe um sintoma específico de câ;ncer em cadelas, mas um conjunto de fatores que levam o especialista a considerar a doença.


Descubra


Foto: Reprodução/ internet


Os sintomas mais comuns de câ;ncer de útero em cadelas incluem apatia ou tristeza, falta de apetite, corrimento ou qualquer tipo de sangramento vaginal, aumento da ingestão de água, ocorrência de vômitos, tosse e qualquer tipo de aumento na região abdominal.


Os sintomas podem ou não serem observados ao mesmo tempo, mas todos eles são importantes para o diagnóstico da doença. Caso observe um ou mais sintomas descritos, o tutor deve levar a cadela a um veterinário o mais rápido possível.


Quando não são tratados, os casos de câ;ncer uterino podem evoluir bastante e levar o bichinho à morte. Existem ainda os casos em que a doença está associada a infecções secundárias ao câ;ncer, como a piometra, que aumenta o risco de uma infecção generalizada.


Estes problemas também podem comprometer a fertilidade da cadela, além de causarem abortos e outros problemas na hora do parto, como o nascimento de filhotes prematuros.


Prevenção


Para evitar esta doença, uma boa opção é a castração da cadela. E nos casos em que o pet não é castrado, o tutor nunca deve aplicar medicamento para inibir o cio, pois eles aumentam os riscos de desenvolvimento de doenças no útero.


As cadelas ainda podem desenvolver um tipo de câ;ncer de origem infecciosa, denominado Tumor Venéreo Canino. Para prevenir o problema, o contato com cães contaminados deve ser evitado.


Diagnóstico e tratamento


O diagnóstico preciso do câ;ncer do útero em cadelas é feito por um médico veterinário, por meio de exame clínico e exames laboratoriais, como biópsias e exames de sangue, raios X ou ultrassom.


O tratamento consiste em quimioterapia, que é empregada de acordo com o diagnóstico, e as cirurgias são realizadas de acordo com o critério do veterinário.



http://www.clubeparacachorros.com.br/saude/doencas/descubra tudo sobre o cancer de utero em cadelas/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletVoa, canarinho, voa

bulletBurro P k ralho

bulletCarneirinho, carneirão

bulletTelegrama

bulletAnfibios malditos



Dicas Veterinárias:

bullet25 alimentos humanos tóxicos aos cães

bulletTerapia assistida por animais

bulletDilema de fim de ano: fogos de artifício x pets

bulletComo escolher um veterinario

bulletHiperadrenocorticismo canino (doença de cushing)



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira Médica veterinária Especialista em clínica e cirurgia ? UFV Mestre em cirurgia / Unesp>

bullet Gabriel Guerreiro Qualquer dúvida ou sugesteatilde;o enbsp;estarei respondendo no email Gabriel_g_f@hotmail.com no twitter @AdestramentoDOG >

bullet dra ayne murata hayashi
médica veterinária
crmv: 6378
campinas (19) 3294-3377,
valinhos (19) 3849-2522
são paulo (19) 9742-2665 aynemurata@ig.com.br>

bullet Nayara Zonta, parceria com a VetQuality 56811999>

bullet Carlos Almeida carlos henrique l n almeida
consultor da cobrap - confederação brasileira de criadores de pássaros
www.carduelis.bio.br
carduelis@carduelisbiobr>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)

bulletBenji - um amigo especial

bulletO mar não está prá peixe o mar não está prá peixe

bulletCães de guerra



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato aprende a morrer

bulletCama de gato

bulletCachorro tem cada uma

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletO gato de botas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos