Home Page > Dicas Veterinárias > Os segredos da catnip

Os segredos da catnip


O que é, afinal, essa plantinha que deixa os gatos fascinados?


Bom, ela é mesmo só uma plantinha, uma erva da família da hortelã, chamada Nepeta cataria, ou catnip, ou erva-dos-gatos. Ela não é viciante, não faz mal nem para gatos nem pessoas e não é “maconha de gato”. Ela só tem um cheiro que os gatos simplesmente adoram.


A reação dos gatos


Cerca de 75% dos gatos reagem à catnip, os outros são imunes – e isso é hereditário. As reações mais comuns são rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta, tudo para tentar tirar mais cheiro ainda. Alguns peludos mais empolgados podem até comer a erva ou sair correndo e pulando pela casa, mas, acredite, é tudo alegria. É como se você tivesse ganhando um perfume realmente maravilhoso e entrasse em um estado de êxtase.


A química da coisa


Simplificando, a catnip é como se fosse um ferôrmonio que deixa os gatos muito alegres. Complicando com um pouco de ciência, a erva tem um composto chamado nepetalactona que entra pelo nariz dos peludos, ativa o bulbo olfatório e manda sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções e nossas reações a elas. É basicamente isso aqui:


 


Os benefícios


A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Além disso, pode ser usada para atrair o gato para os brinquedos e arranhadores dele em vez do seu sofá, para turbinar aquele ratinho de feltro que já perdeu a graça ou como complemento de quebra-cabeças (veja um exemplo aqui).


Como dar para seu miau


O jeito mais fácil é comprar saquinhos de catnip desidratada na pet shop e espalhar no chão, num tapete, numa caixa de papelão, etc. O ideal é fazer isso uma vez por semana, já que os gatos podem se acostumar e se tornar imunes ao cheiro se forem expostos demais, crie um “Dia do Catnip” e veja o gato fazer a festa. Você também pode cultivar catnip num vaso pesado que o gato não derrube, mas tem de deixá-lo numa área fora do caminho do peludo ou ele vai se acostumar do mesmo jeito.


Curiosidades


Nossos gatinhos não são os únicos pirados por catnip, os tigres, leopardos e linces têm a mesma reação, mas os leões reagem com menor frequência.


As borboletas também reagem a catnip, mas a erva serve como repelente para mosquitos e moscas.


A catnip é usada pelos humanos para fazer chá, fumar ou temperar alimentos. Ela funciona como um calmante e acredita-se que ela tenha efeito de cura.


A Valeriana também causa “efeito catnip” nos gatos e é calmante para os humanos, ela pode inclusive ser encontrada em farmácias tradicionais (comprimidos) e farmácias naturais (erva).


Gatos que não reagem à catnip podem reagir de maneira semelhante à madeira de uma planta chamada madressilva-tartárica, ou Lonicera tatarica. Ela é vendida no Brasil como planta ornamental por causa de suas flores rosadas e em alguns lugares do mundo já existe um mercado de madeira de Lonicera tatarica para gatos.



http://gatinhobranco.com/?p=2679

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCavalgada/amada amante

bulletInútil

bulletClara crocodilo arrigo barnabé

bulletPassaro azul

bulletPreciso me encontrar



Dicas Veterinárias:

bulletComo fazer um bom exame andrológico em bovinos

bulletParvovirose

bulletComo montar uma clinica veterinária

bulletParalisia devido ? lesão da medula espinhal em cães

bulletAnsiedade de separação em cachorros



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet dr ricardo gabeira
crmv-sp 11103
clínica veterinária dr vicente moreno (24 horas)
av independ?ncia, 1062, valinhos/sp,
fone: (19) 3849-1274
>

bullet Tatiane Tancredo, estudante de Medicina Veterinária ANIMAL SHOP AGROPECUARIA E PET SHOP R. DOMINGOS TORDIN, 194 JARDIM MONTE VERDE, VALINHOS>

bullet Nélio Carrara F? Hannover Hipismo>

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet Archivaldo Reche, professor de veterinária da USP.>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletUm homem chamado cavalo (a man called horse)

bulletJurassic park ii

bulletA verdadeira história do gato de botas (la véritable histoire du chat botté / the true story of puss n boots)

bulletLassie

bulletCama de gato (cama de gato / cat s cradle)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletA volta do gato preto

bulletO homem que amava os cachorros

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos