Home Page > Dicas Veterinárias > Qual quantidade de água que o cão deve ingerir por dia?

Qual quantidade de água que o cão deve ingerir por dia?


 




A água é vital e essencial para as nossas vidas, e para os nossos animais não é diferente, ajuda muito na digestão e na absorção dos nutrientes, elimina as toxinas do organismo e controla a temperatura corporal. A importância da ingestão de água é semelhante a que o oxigênio tem no corpo do cão, e por isso se houver 15% de perda de água em seu organismo já é o suficiente para o levar a morte.

O cão pode sobreviver dias sem comida, porém se ficar sem 10 % de água, suas funções já começam a cessar, o que ocasiona doenças severas que podem ser fatais.

 A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O ORGANISMO DOS CÃES
A finalidade da água é transportar e mover nutrientes fundamentais para dentro e para fora das células do corpo. Ela ajuda na digestão dos alimentos e ajuda o corpo a absorver os nutrientes. Água também é importante para esfriar a temperatura do corpo e manter uma temperatura normal.
A água lubrifica e amortece as juntas e facilita o movimento. A medula espinhal e outros tecidos internos também são amortecidos pela umidade e resíduos são removidos do corpo através da micção e movimentos intestinais.
Basicamente, cada função importante do corpo requer água e sem um suprimento adequado, seu cão pode ficar doente rapidamente e tornar-se desidratado. Os órgãos serão eventualmente danificados com a deficiência de água no organismo. Um período longo sem ingestão de água, órgãos (como rins, fígado, etc) entram em falência, levando o animal a óbito.



Para verificar se o seu cão está desidratado, pegue uma dobra de pele solta sobre o topo das omoplatas, puxe-o suavemente e solte. Preste atenção como a pele retorna ao lugar.. Em circunstâncias normais, a pele deve retornar rapidamente ao local sem qualquer hesitação. Se a desidratação está presente, a pele vai retornar lentamente ou pode até ficar marcada por um tempo antes de retornar novamente no lugar.(fonte:www.petmd.com)


 


Filhotes

Eles gastam mais energia do que muitos cães adultos, e por isso a necessidade de fornecimento de uma quantidade certa de água diária é muito importante para os filhotinhos, e isso pode variar de cão para cão. No início sua fonte de hidratação é o leite materno, porém logo depois que começam a ingerir alimentos sólidos, eles começam a precisar de água limpinha e fresca sempre disponível e acessível.


 



 


Ela deve ser introduzida na vida do filhote a partir da terceira ou quarta semana de vida, ou seja, logo depois que o filhote parar de mamar, que é quando o leite materno é substituído pela ração.

Adultos

No cão adulto não acontece diferente, a água sempre disponível é essencial para a sua saúde, sendo que o mínimo que ele deve ingerir e de pelo menos 15 a 30 ml de água para cada 0,5 kg de peso corporal por dia, para se manter hidratado, sedo que isso varia de acordo com cada clima, que por exemplo em dias quentes, essa necessidade pode ser maior, e por isso a água deve estar sempre à disposição do seu animal.
Idosos

A ingestão ideal de água para um cão idoso é a mesma que um cão adulto, porém a ingestão excessiva de água para um cão idoso pode ser um fator preocupante, pois pode ser resultante de problemas de saúde como diabetes mellitus, desiquilíbrio hormonal adrenal, infecção de urina, diabetes insipidus, infecção uterina, piometra ou defeitos colaterais relacionados a medicações anteriores.



Inverno

Na época mais fria do ano, os animais ficam mais vulneráveis a doenças respiratórias como a traqueobronquite infecciosa canina, que é conhecida como gripe canina, provoca tosse seca no animal e está associada a infecções bacterianas, e a ingestão de água é um dos principais meios preventivos para esse tipo de doença, que muitas vezes pelo clima ser muito frio, a prática deve ser estimulada pelo dono, que deve estra sempre oferecendo água para o seu cão.


 



 


Verão

Nas épocas mais quentes a hidratação do cão deve ser redobrada para evitar possíveis desidratações causadas por insolação ou isolamentos em locais muito quentes, o que pode resultar em problemas sérios. Os passeios na praia, ou em parques devem ser sempre acompanhados por garrafinhas de água para a hidratação continua do seu cão, e se for possível, leve com você um bebedouro em casos de viagens longas, para hotéis, pousadas ou casas de parentes, para se prevenir, por contar que esses locais podem não ter esse tipo de acessório para seu cão.



https://dicaspeludas.blogspot.com.br/2017/04/quantidade de agua que o cao deve.html

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCrocodilo

bulletPassaro de fogo e

bulletHomem tartaruga neanderthal

bulletSentimental eu fico

bulletCaminheiro



Dicas Veterinárias:

bulletCães precisam de exercícios

bulletTravagem uma doença ou um mito

bulletO que É o team penning

bulletRanch sorting: modalidade esportiva familiar

bulletAlerta sobre os riscos de alimentar cães e gatos com sobras das refeições



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet >

bullet Revista Cães e cia>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba-SP
(15) 3019-2101
http://blogdicasanimais.blogspot.com.br/2016/08/que tamanho vai ficar meu filhote.html>

bullet Rosmeire de O.S.Jacinavicius Médica Veterinária Acupunturista tel: (19)999971911 email: stuffzinha@gmail.com>

bullet Fábio Brito do http://vida estilo.estadao.com.br/blogs/conversa de bicho/festa junina e pets diversao com seguranca/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletErnest e célestine

bulletBingo - esperto pra cachorro (bingo)

bulletLoup - uma amizade para sempre

bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

bulletCavalo de guerra (war horse)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletEu não sou cachorro, não

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bulletOs passaros e suas doencas

bulletA arca de noé

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos