Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Uso de remédios humano em animais

Compartilhe em suas redes sociais:

Uso de remédios humano em animais


O hábito de tomar ou aplicar medicamentos sem a orientação ou prescrição médica é muito comum no meio humano e com isso corremos um sério risco de pegarmos uma infecção ou até mesmo risco de vida.


 


Se Tornou Algo Comum…


Assim como tantas outras coisas que são semelhantes entre nós e nossos tão amados animais, o uso de medicamento sem a recomendação médica se tornou mais que comum, porém a questão do uso errado de medicamentos em animais pode ocasionar o mesmo problema neles. O grande problema é que as pessoas pensam que os animais tem a mesma formação que nós, seres humanos, e que os medicamentos que servem em humanos tem a mesma reação nos animais, já que pensam que os medicamentos têm as mesmas substâ;ncias.


Com esse pensamento, as pessoas medicam seus animais sem um atendimento prévio e correto e, ainda por cima, ainda dão medicamento humano. Para utilizar qualquer remédio no seu bichinho de estimação você precisa antes da orientação de um médico veterinário. É importante a consulta no veterinário, pois ele vai indicar o tratamento e a dosagem do medicamento correto. 


Mas é Correto Dar Medicação Humana?


Por incrível que pareça em muitos casos, há sim a necessidade de medicar nossos animais com o mesmo medicamento que nós usamos. O problema está em não ter buscado uma orientação, pois o uso incorreto ou exagerado pode levar seu bichinho de estimação até a morte, então caso queira aplicar alguma medicação humana, lembre-se de saber se realmente é possível isso.


Deve-se ficar atento ao uso desses medicamentos e é muito válido lembrar que não é só a morte que ocasiona, alguns animais podem ter alergia ao medicamento, assim como muitos de nós também temos. Além de todo remédio ter o efeito colateral que normalmente fazem muito mal aos bichinhos. 


Atenção Com a Medicação


É de suma importâ;ncia ficar atento ao medicamento que será administrado em seu animal, pois existem substâ;ncias que fazem muito mal a seus animais de estimação. Remédios que usamos quase que diariamente, como o diclofenaco (anti-inflamatório) é extremamente prejudicial aos animais, podendo leva-los a morte em pouco tempo.


Nunca, preste atenção a essa dica, nunca aplique ou administre algum remédio, seja ele de humanos ou de animais sem que seu veterinário seja consultado. Atenção também para a superdosagem, mesmo usando um medicamento infantil o animal pode se intoxicar.


Existem alguns medicamentos que tanto podem ser administrados em cães como em gatos, porém existem outros que em hipótese alguma devem ser administrados dessa forma. Deve-se lembrar de que o metabolismo dos gatos é completamente diferente do metabolismo dos cachorros, portanto essa “troca” de medicação pode sim ocasionar a morte de seu animal. Os gatos também têm reações aos medicamentos humanos, todos os remédios a base de dipirona, NÃO devem ser dado a gatos, eles podem morrer caso tomem e não tenham um socorro imediato.


Disponibilidade De Medicamentos


Atualmente não mais desculpa que é difícil de encontrar o remédio que o veterinário está receitando, afinal você sai da sala do veterinário já encontra a “farmácia” de seu animal, então não há tal desculpa. Outra “facilidade” é que os remédios de animais deixaram de ter cheiro e sabor amargos, assim como os nossos, eles passaram a ser bem palatáveis e o animal acaba tomando o remédio sem dar aquele trabalho que uma criança dá.


Os Medicamentos Que Não Podemos Administrar Nos Animais e Alguns De Seus Efeitos


Como já foi dito anteriormente, não é todo medicamento que se pode ofertar a seu animal, portanto deve-se tomar muito cuidado com essa nova “regra”. Que tal saber quais medicamentos não pode dar ao seu animal de estimação? Veja a seguir:


  • Os anti-inflamatórios que são feitos em sua maioria a base de Diclofenaco e em muitas vezes usados para tentar amenizar as dores na gente, porém se usado em animais pode causa vômitos, diarreia, além de dar problemas no sistema digestório e excretório do animal e podendo ainda causar a morte do seu bichinho.

  • Outro tipo de remédio que faz muito mal aos animais é o Paracetamol, também conhecido por Tylenol, além de outros remédios de gripes e resfriados. Este remédio é completamente contra indicado para gatos, uma única dosagem, por menor que seja pode levar seu bichinho à morte. Os sintomas nos gatos são muito parecidos com envenenamento, pois ao dar esse medicamento ao animal ele estará sendo envenenado. Os sintomas mais comuns são: Salivação excessiva, Vômito, Narinas e gengivas azuladas (decorrente da falta de ar), a partir deste momento é esperar que ele entre em coma e morra.

  • Nos cães o principal mal é a morte, mas antes o animal sofre com problemas hepáticos, ele normalmente tem uma anemia hemolítica profunda, além de ter problemas nos rins e lesões no fígado.

  • Outro medicamento que temos muito em casa e não poder dar em hipótese alguma para os gatos é o ácido acetilsalicílico, que encontramos nas aspirinas, AS, Melhoral e Doril. Do mesmo jeito que o Paracetamol o ácido acetilsalicílico é um veneno para os gatos, os sintomas são praticamente os mesmo que os do paracetamol: vômito, diarreia, fezes com sangue, apatia e muitas dores abdominais.


Medicamentos Que Podemos Usar Em Nossos Animais De Estimação


Da mesma forma que há remédios que não podemos ofertar para os nossos animais, existem remédios que podemos dar a eles e que fazem o efeito desejado. Veja a seguir alguns medicamentos que podemos administrar em nossos animais, lembrando que sempre com a recomendação de um veterinário, afinal o organismo dos animais é diferente do nosso e por isso não pode tomar a mesma quantidade que a gente.


  • Soro caseiro;

  • Dipirona e Acido Acetilsalicílico, somente para cães;

  • Atroveram, este é ótimo para induzir ao vômito em casos de envenenamento;

  • Butilbromento de escopolamina serve como analgésico;

  • Dimenidrinato e bromoprida utilizado para enjoos, problemas digestivos, vômitos e outros.

  • Leite fermentado, o Yacult é ótimo para a diarreia;

  • Dramin para os enjoos, principalmente em viagens;

  • Leite de magnésia e Bisacodil servem para aliviar a prisão de ventre;

  • Vick Vaporub deve ser aplicado no queixo do animal, em uma pequena quantidade, serve para dar um maior conforto quando o animal estiver com as vias aéreas congestionadas e

  • Caladril e Difenidramina servem para acalmar a dor e a coceira.


Estes são alguns exemplos de remédios que podemos usar em nossos animais de estimação. Lembre-se de tomar muito cuidado e que qualquer remédio mesmo de uso veterinário deve ser indicado pelo medico veterinário de seu bichinho, só ele pode dizer a quantidade e se realmente terá algum efeito e que não faça mal.



http://animais.culturamix.com/doencas/uso de remedios humano em animais

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletJingle bells

bulletÁguas de março

bulletO burrinho do vizinho

bulletPassaro de fogo e

bulletCão



Dicas Veterinárias:

bulletComo eu posso interpretar os rótulos de rações

bulletAcúmulo de ácido lático em cães

bulletDioctofimose renal

bulletLegg calvé perthes em cães

bulletCâncer de pele (tumor de células basais) em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Adriana Morales Médica Veterinária CRMV: 6467 Membro do Colégio Brasileiro de Oftamologia Veterinária. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522>

bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br>

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/anestesia-em- caes-e-gatos/>

bullet Matheus Rodrigues Bonfim matheus@petlive.com.br>

bullet Archivaldo Reche, professor de veterinária da USP.>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)

bulletAs nove vidas de fritz - o gato (the nine lives of fritz the cat)

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)

bulletCondorman - o homem pássaro (condorman)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletFalando de passaros e gatos

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletPássaros amarelos

bulletCama de gato

bulletMarley e eu

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos