Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > O que fazer enquanto o veterinário não vem?? episódio 1 ? feridas

Compartilhe em suas redes sociais:

O que fazer enquanto o veterinário não vem?? episódio 1 ? feridas



Os equinos de uma forma geral são propensos a acidentes e lesões devido a sua força física, tamanho e temperamento. Esses acidentes podem ocorrer durante o embarque e desembarque dos animais, ou nos casos de cocheiras ou instalações inadequadas, e principalmente durante as atividades atléticas resultando no aparecimento de feridas abrasivas, lacerantes, perfurantes ou ainda contusões (traumas fechados). Se isso acontecer com seu cavalo não entre em pâ;nico e não tome atitudes precipitadas, ligue imediatamente para um médico veterinário, pois este é o único profissional capacitado para avaliar e instituir o tratamento adequado para o seu animal. Entretanto, enquanto o veterinário não vem você pode e deve tomar algumas atitudes importantes:


• Independente do tipo da ferida, após sua ocorrência o equino deve ser minimamente movimentado, evitando a locomoção desnecessária que possa agravar a ferida inicial. Caso o equino encontre-se em local de risco (valas, buracos, ambientes muito sujos) ele deve ser retirado com calma e encaminhado para um local limpo e calmo de forma a minimizar a contaminação adicional do local traumatizado.
• Deve-se manter o animal em ambiente mais calmo possível e sem agitação (gritos, presença de outros animais, como cachorros ou até mesmo outros equinos). Pode-se realizar o fornecimento de água limpa e forragens.
• Nenhuma substâ;ncia (borra de café, terra, sal, óleo queimado entre outros) deve ser colocada em contato com a ferida pois podem piorar o estado do animal, contaminando e dificultando a cicatrização da ferida e o serviço do médico veterinário.
• Aplicação de medicamentos tópicos como pomadas, antissépticos, spray roxo ou mata bicheiras também devem ser evitados, pois podem irritar o tecido e dificultar a limpeza da ferida. Esses procedimentos só devem ser feitos quando orientados pelo médico veterinário.
• A ferida deve ser lavada apenas com água corrente, sabão neutro pode ser utilizado quando necessário.
• Uma faixa de tecido/pano/compressa limpa, pode ser utilizada a fim de ajudar na proteção da ferida, prevenção de contaminações e estancamento de hemorragias.
• Nos casos de traumatismos fechados, acompanhados por aumento de volume, pode-se colocar compressas com gelo no local por 15 a 20 minutos.
• Em casos de perfurações ou lesões em que exista algum corpo estranho (arame, lascas de madeira, pregos entre outros) a região deve ser protegida com o intuito de não deixar que esse objeto tenha mobilidade que possa agravar a lesão ou que seja inserido mais profundamente, porém não se deve retirá-lo, pois há o risco de durante está manobra gerar lesões em estruturas próximas como tendões e ligamentos, por exemplo, ou até mesmo gerar uma hemorragia de difícil controle. Ou seja essa manipulação deve ser feita apenas pelo médico veterinário, que saberá optar pelo método mais seguro para a retirada do corpo estranho.
• Em hipótese alguma a ferida deve ser suturada, visto que este procedimento deve ser realizado apenas por um profissional capacitado que tomará as medidas adequadas de limpeza, retirada de tecidos necrosados e a correta escolha do material para a cirurgia.
• Por mais que a ferida aparentemente seja superficial e pouco extensa, sem nenhum sangramento aparente, nunca devemos subestimar o quadro. Frequentemente feridas em equinos evoluem para situações mais sérias com formação de tecido de granulação exuberante ou acometimento de estruturas mais profundas necessitando de intervenções mais agressivas. Ou seja, a avaliação da ferida por um médico veterinário é imprescindível…


E como já diz um velho ditado, prevenir é sempre o melhor remédio, portanto realizar um manejo preventivo, visando evitar os acidentes é ainda a melhor opção. Vale lembrar que a vacinação contra o tétano deve ser feita anualmente nos equinos, para caso um acidente ocorra os animais já estejam previamente protegidos. ●


Assista a animação, deixe sua dúvida ou contribuição sobre o assunto e compartilhe com outros apaixonados por cavalos!!



Matéria produzida pelos alunos do 4° ano de Medicina veterinária, turma A, na disciplina de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais. Orientação: Professora Mariana M. Coneglian


Nada que for dito aqui substitui uma avaliação veterinária especializada, a intenção desta série é exatamente auxiliar o proprietário de equinos a manter seus animais nas melhores condições possíveis até que seu veterinário de confiança chegue para fazer a avaliação completa e tomar as medidas terapêuticas mais indicadas para cada caso!!



Contatos dos Autores:
UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian CRMV PR 07428



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletParasite medicina (ivermectina) envenenamento em cães

bulletAminoácidos na nutrição equina

bulletAlergia em animais

bulletOrelha coçando depois do banho

bulletTabela de vacinação de cavalos/éguas/equinos


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian CRMV PR 07428

bullet Fernanda Aparecida de Gouvêa Oliveira Paro bióloga e crbio 43684/01 protetora animal independente educadora ambiental nanda_paro@yahoocombr

bullet Roberto Delort A. Leite e Laura Celi de Souza Silva 

bullet Fabiano Gregolin. Administrador de Negócios Mestrando em Comunicação (15) 97776812 fabianogregolin@uol.com.br

bullet Virgínia Figuerôa (11) 55061144 / virginia@ecco.inf.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCouro de boi

bulletMimoso

bulletJoão e maria

bulletCavalgada do amor

bulletBurguesia

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletV

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)

bulletBolt - supercão

bulletA morte anda a cavalo (da uomo a uomo / death rides a horse)

bulletFamoso pra cachorro (in the doghouse)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletGato viriato

bulletUm gato entre os pombos

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletFalando de passaros e gatos

bulletPequenos passaros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos