Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Ranch sorting: modalidade esportiva familiar

Compartilhe em suas redes sociais:

Ranch sorting: modalidade esportiva familiar


Você

Conheça a modalidade esportiva Ranch Sorting

As famílias country encontraram na modalidade esportiva Ranch Sorting uma possibilidade de unir todos os membros em atividades equestres que se baseiam na apartação de gado. A modalidade se desenvolve de forma bastante semelhante às atividades realizadas no meio rural e tem conquistado as famílias por ser um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

 

O número de praticantes de Ranch Sorting tem crescido bastante nos últimos tempos, de maneira que a modalidade já figura entre as principais competições equestres, especialmente entre os criadores de cavalos Quarto de Milha. A seguir vamos explicar um pouco melhor como se dá esse esporte e o motivo de eles ser um dos preferidos das famílias ligadas ao universo country.

Entendendo a Modalidade Esportiva Ranch Sorting

O esporte teve origem nos Estados Unidos, entre os anos de 2006 e 2007, e tem uma mecâ;nica bastante simples. Basicamente, é disputado por duplas que devem apartar dez cabeças de gado, levando-as para os respectivos currais de maneira organizada. O gado é numerado de 1 a 10, os competidores ficam dispostos num curral e os animais em outro.

No início da prova, o locutor da modalidade indicará um número, que pode ser o “4”, os competidores devem, então, ordenar os animais na seguinte sequência 5, 6, 7, 8, 9, 0, 1, 2, 3. A dupla vencedora será aquela que conseguir ordenar mais cabeças de gado em menos tempo. A ordem numérica tem grande relevâ;ncia, pois no caso de a dupla ordenar uma das cabeças fora da sequência, ela é penalizada com um SAT (Sem Aproveitamento Técnico).

Também pode ser atribuído SAT no caso de a dupla usar de violência desnecessária com o gado ou com os cavalos. A modalidade tem grande respeito pelos animais que dela participam. Trata-se de um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e que, praticamente, não oferece riscos.

Regras da Modalidade Ranch Sorting

Tempo Para Ordenar o Gado

A prova de Ranch Sorting tem um tempo pré-estabelecido pelo organizador da prova, que pode ser de 60, 75 ou 90 segundos. Essa determinação varia de evento para evento.

Como Deve Ser a Pista de Ranch Sorting

O formato da pista em que o gado deve ser colocado lembra o número “8” e seu diâ;metro varia entre 15 e 18 metros. Existe uma abertura entre as duas partes que formam o 8, que possui entre 3,87 a 4,70 metros.

O Gado Que Participa da Ranch Sorting

Para que a prova transcorra com mais segurança, tanto para os praticantes como para os animais, a modalidade só pode ser realizada com gado de origem industrial ou com gado de origem europeia, porque esses animais têm maior respeito em relação aos cavalos. Algumas variedades de gado, como Nelore ou Gir, não são recomendadas para essa prática, uma vez que podem ser bastante agressivas.

Em eventos que contam com a participação de crianças ou de pessoas com pouca experiência em Ranch Sorting são usados animais treinados e bem mansos. Os eventos realizados no â;mbito competitivo costumam optar por gado menos manso, para que seja exigido um trabalho mais intenso dos competidores. Dentre essas modalidades de disputa estão: Aberta, Amador e Master.

Qualificação de Handicap

Visando tornar as competições de Ranch Sorting mais justas e seguras para quem está em busca de uma diversão familiar, foram criadas divisões ou categorias para os participantes. Basicamente, Handicap ou HC é um identificador numérico que caracteriza a experiência do cavaleiro.

Os competidores preenchem um formulário com vários dados, que têm como objetivo determinar seu grau de experiência para, assim, encaixá-los no melhor handicap. As divisões são interessantes para que tanto os competidores de nível profissional quanto as famílias que desejam praticar o esporte tenham sua chance. O valor do handicap separa as categorias, sendo que na divisão #14 estão os profissionais.

Treinamento do Cavalo

Para que o trabalho de pastoreio do gado seja feito assertivamente durante as competições de Ranch Sorting, é fundamental que seja realizado um bom treinamento com os cavalos. As competições não têm nenhuma restrição em relação às raças de cavalos, até mesmo os animais que estão no grupo Sem Raça Definida (SRD) podem ser escalados. Os especialistas têm preferência por cavalos que já atuam na lida das fazendas porque estes já têm costume com o gado.

Um dos principais erros cometidos pelos competidores de Ranch Sorting é treinar apenas com gado manso. Quando o cavalo se vê diante de um gado xucro numa competição pode se sentir intimidado. Os cavalos que oferecem melhor desempenho são aqueles que têm mais habilidade e destreza para apartar e conduzir o gado.

Treinamento do Cavaleiro

Quem se interessou em praticar Ranch Sorting como uma atividade familiar pode encontrar locais que oferecem treinamento, tanto para os cavaleiros como para seus cavalos. Algumas estâ;ncias e haras têm oferecido esse serviço com o intuito de disseminar a modalidade entre novos praticantes.



https://blog.rodeowest.com.br/curiosidades rodeio/ranch sorting modalidade esportiva familiar/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCavalos De Muda

bulletBoi soberano tião carreiro e pardinho

bulletCodinome Beija Flor

bulletBlues do iniciante

bulletGalo eu te amo almir rouche



Dicas Veterinárias:

bulletInflamação dos nódulos linfáticos, trato intestinal (lymphangieasia) em cães

bulletSucção de tecidos

bulletBatida problemas cardíacos

bulletDor ao urinar e frequente em cães

bulletUma questão de cultura!



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Camila Mello, adestradora franqueada da Cão Cidadão>

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel. >

bullet Gislaine Nonino Rosa CRMV 11291 Kingdom Pet Shop Av. Moraes Salles. 3183 Nova Campinas Campinas Fone: 32941126 / 32526885 / 91226711>

bullet UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian>

bullet Susana Reinhardt Cintra Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da Raça Bretão, Zootecnista. ABCCBretão (19) 38077974/ 97154545 (Susana). Email: cavalobretao@uol.com.br. André Galvão Cintra Presidente da ABBCBretão e Criador>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletA verdadeira história do gato de botas (la véritable histoire du chat botté / the true story of puss n boots)

bulletK-9 - um policial bom pra cachorro (k-9)

bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

bulletO encantador de cavalos / o senhor dos cavalos (the horse whisperer)

bulletUm peixe chamado wanda (a fish called wanda)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletGato viriato

bulletCachorro magro

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos