Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Como manter um aquário sempre limpo

Como manter um aquário sempre limpo


 

Ter um aquário em casa não é sinónimo de trabalho adicional, pois a sua limpeza é muito fácil de ser realizada e não ocupa muito tempo. Além disso, é extremamente recompensador e relaxante observar os movimentos dos peixes. Saiba como manter um aquário sempre limpo e aprenda a cuidar dos seus peixes e das suas plantas.

Homem

HideCréditos Imagem

Licença: 

CC Attribution 2.0

Autor: 

puuikibeach

Tipos de limpeza

Para que o seu aquário esteja sempre em ótimas condições de utilização, existem 2 tipos de limpeza que podem ser adotados:

1. Limpeza anual

A limpeza anual é a que mais trabalho dá, mas também é a que mais compensa. É como que se estivesse a montar o seu aquário pela primeira vez. Para a fazer corretamente, deverá retirar tudo o que se encontra no interior do aquário, tendo o cuidado de reservar 80% da água para o bem-estar e para a sobrevivência dos peixes. Esta é uma regra de ouro na limpeza de um aquário: nunca trocar a água por completo.

É fundamental que realize os trabalhos de limpeza seguintes:

  • Lavar as pedras que se encontram fundo do aquário e os vidros interiores com um pouco de detergente. No final, tenha o cuidado de passar tudo por água limpa para que fiquem vestígios de espuma;
  • Juntar um condicionador para as plantas aquáticas, dado que elas também precisam de ser alimentadas;
  • Limpar o filtro biológico com a água do próprio aquário para não matar as bactérias que ajudam à limpeza do mesmo. O carvão do filtro mecâ;nico deve ser totalmente substituído para que o meio aquático seja equilibrado;
  • Inserir água com apenas dois dias de repouso. Assim a água perderá grande parte do seu cloro, o que não constituirá qualquer ameaça para os peixes. Verifique sempre o pH da água e a temperatura (se tiver peixes tropicais) antes de colocar o seu aquário em funcionamento;
  • Verificar o estado da lâ;mpada de iluminação, uma vez que ela precisa de ser trocada todos os anos. Ao longo do tempo, as lâ;mpadas vão perdendo as suas propriedades e, como tal, convém fazer a troca de uma maneira suave, para as plantas e os animais se irem habituando de forma gradual.

2. Limpeza bimestral

A limpeza bimestral está diretamente relacionada com a lavagem moderada dos filtros e com a respetiva troca do carvão. Dessa forma, o aquário manterá sempre o seu equilíbrio natural e os peixes e as plantas sentir-se-ão confortáveis no seu habitat natural.

A poda das plantas também deverá ser bimestral, já que umas espécies crescem mais que outras e tapam a luz das restantes. Trata-se, sem dúvida, de um procedimento de segurança que repõe o balanço e o equilíbrio deste ecossistema.

Todos os iniciantes devem procurar o auxílio de pessoas mais experientes para que não sejam cometidos os erros mais comuns da aquariofilia e para que o bem-estar dos peixes e das suas plantas não fique comprometido.

A manutenção de um aquário

A boa apresentação de um aquário depende sempre dos trabalhos de manutenção que lá se realizam. Muitos aquários, independentemente do seu tamanho, têm peixes limpa vidros e limpa fundos para uma melhor limpeza do interior. No entanto, a sua utilização deve ser bem estudada, pois existem peixes que são incompatíveis e todo o ecossistema deve estar equilibrado. Assim, para que o bem-estar do seu aquário não fique comprometido, deve atentar aos pontos seguintes:

  • Limpar os vidros por dentro. Se a sujidade estiver colada ao vidro, poderá usar um x-ato para a remover. Também pode usar os limpadores como íman, apesar deste poderem riscar os vidros;
  • Adquirir um sifão. Além de ter um preço acessível, a utilização deste objeto evita a sobrecarga dos filtros. A colocação do sifão no fundo do aquário permite a “aspiração” das impurezas e dos dejetos dos animais. Por outro lado, fica resolvido o processo de troca parcial da água.

Depois de usar o sifão, deverá repor a água que ficou em falta, sem nunca esquecer de verificar se os níveis de pH e de cloro são os mais adequados.

  • Extrair as folhas mortas que se encontram à superfície. Este tipo de matéria morta entra imediatamente em decomposição e sobrecarrega o habitat natural dos peixes e das plantas. Para que isso não aconteça, devem ser retiradas sempre que detetadas.
  • Colocar lâ;mpadas até 0,5 kW por cada litro de água e ligá-las durante um período de 12 horas por dia. Nas lojas de aquariofilia encontrará ajuda na escolha das lâ;mpadas mais indicadas para o seu aquário.
  • Usar filtros externos. Não deverá optar pelo uso das placas no fundo (FBF), pois sempre que quiser limpar, terá de retirar tudo o que se encontra no interior do aquário.

Num primeiro olhar, a manutenção e a limpeza de um aquário parecem ser tarefas muito cansativas, mas quem tem o gosto pela aquariofilia tem o maior prazer na realização deste tipo de atividades.



https://aquariovirtual.com/artigo/como manter um aquario sempre limpo

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletPedaço de chão

bulletLeilão

bulletReidosratos

bulletMimoso

bulletNinho de cobras contra veneno



Dicas Veterinárias:

bulletGuia de vacinação canina e felina

bulletPor que o barulho dos rojões incomoda tanto os cachorros?

bulletAie :anemia infecciosa equina

bulletEscovas para escovação

bulletComo proteger os móveis de arranh?es



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Silvana Souza
médica veterinária
crmv-sp 9617
animalcamp
rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp
fone: (19) 32425370 ou 97965242
www.animalcampcjbnet
homeovete@yahoo.com.br>

bullet Sérgio Villa Santi>

bullet Jeronimo Ribeiro http://www.showdebicho.com>

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 (19) 9822 3758 contato@edosbichos.com.br>

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMulher-gato (catwoman)

bulletO mar não está prá peixe: tubarões à vista! (the reef 2: high tide)

bulletFamoso pra cachorro (in the doghouse)

bulletMato sem cachorro

bulletTubarao ii



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato de botas

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletPássaros amarelos

bulletA princesa e o sapo

bulletO encantador de cães

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos