Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Como criar peixes em aquários

Compartilhe em suas redes sociais:

Como criar peixes em aquários



O homem tem a necessidade de meditar e de refletir sobre os problemas e/ou circunstâ;ncias do quotidiano e uma das melhores maneiras de o fazer passa por observar a vida que existe no interior de um aquário. O vai e vem dos peixes na água é libertador, tranquiliza o espírito e, na maior parte das vezes, faz com que sejam encontradas as melhores soluções para os respetivos problemas. No entanto, o cuidar e o criar de peixes num aquário exige muito trabalho. Saiba como o poderá fazer corretamente.

src=

HideCréditos Imagem

Licença: 

CC Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0

Autor: 

Dave Olsen

Tenha sempre a máxima atenção

Ao contrário de outros animais de estimação, como por exemplo os cães ou os gatos - que também são ótimas escolhas -, os peixes conseguem iludir os donos mais desatentos ao darem a sensação de que não necessitam de muitos cuidados. Na realidade, não é bem assim! É fundamental ter sempre o máximo de atenção com os peixes e manter o aquário sempre limpo, dado que essa é a primeira regra de ouro da aquariofilia.

A criação de peixes em aquários de água doce

A criação de peixes em aquários de água doce é de fácil manutenção. O aquariofilista pode usar água da torneira, desde que esta seja sempre potável. Normalmente, as plantas usadas na decoração deste tipo de aquário são de baixo custo e a temperatura da água deve estar o mais estável possível.

Tenha em atenção que este tipo de aquário pode ter qualquer volume, desde que seja respeitada a proporção de um litro de água por cada centímetro de comprimento do peixe. Contudo, o recomendável é que os aquariofilistas mais experientes cuidem dos aquários mais pequenos.

A criação de peixes em aquários de água salgada

Ao contrário dos aquários de água doce, os que comportam água salgada precisam de ter dimensões mais amplas. O ideal passa por ter um aquário que possua, pelo menos, 60 x 35 centímetros. Embora se tratem de aquários de fácil manutenção, têm equipamentos com custos superiores aos que são usados nos de água doce. A quantidade e a especificidade também são distintas, pois requerem sistemas de circulação e filtragem especial. O ambiente marinho impõe a existência de corais e rochas marinhas autênticas.

Cuidados essenciais básicos

Para todos os que se estão a iniciar na aquariofilia, existe uma série de cuidados essenciais básicos que devem ser seguidos, como por exemplo:

  • A adição de líquido anticloro não é suficiente para remover os metais pesados da água, assim como deixar a água a “descansar”. Uma das maneiras mais bem-sucedidas de o fazer é através da osmose reversa.
  • O aquário deve estar em funcionamento há, pelo menos, 7 dias antes de receber qualquer peixe.
  • A luz do aquário deve ficar ligada por, no mínimo, 10 horas e deve ser desligada apenas durante a noite. Por sinal, a luz é muito importante para as plantas, mas irrita e incomoda os peixes. Portanto, é preciso selecionar com exatidão o local onde o aquário vai ficar. Um ótimo lugar é aquele que proporciona um ótimo equilíbrio em relação à luminosidade.
  • Nunca retire a água toda de um aquário. No máximo, faça a troca de uma forma gradual, até um máximo de 30% do volume total.
  • O aquário deve ter o filtro ligado de uma forma contínua. É recomendável que este seja lavado a cada duas semanas.
  • O indicie de pH da água não deve ultrapassar os 7.0. Por outro lado, a temperatura do aquário deve oscilar entre os 26º e os 28º C.
  • Tenha o cuidado de ter, pelo menos, três peixes por espécie, dado que estas espécies estão acostumadas a viver em cardume.

A alimentação dos peixes de aquário

alimentação dos peixes de aquário é tão importante como a sua manutenção. Não basta colocar a ração dos animais na água. É preciso demonstrar-lhes que está na hora da refeição. Dessa forma, bata levemente no aquário e coloque cerca de 4 grãos de ração de cada vez. Depois, aguarde que os peixes comam tudo antes de repetir o processo até verificar que existe um abrandamento da velocidade de nado dos respetivos animais. Isso é sinal que eles já se encontram satisfeitos.

Tenha o cuidado de alimentar os peixes todos os dias e seja muito paciente na hora de o fazer, porque se lhes der comida a mais, isso poderá conduzi-los à morte! Cuide dos peixes do seu aquário com todo o carinho e dedicação e verá que o seu aquário ficará sempre resplandecente e cheio de vida!



Contatos dos Autores:
https://aquariovirtual.com/artigo/como criar peixes em aquarios



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletConhecendo mais o ser humano !

bulletA longo prazo inflamação do estômago em cães

bulletFisioterapia animal

bulletPênfigo

bulletMeu cachorro é maluco???


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Hemovet Laboratório e Centro de hemoterapia veterinária M.V. Simone Gonçalves CRMV SP 10141 Rua José Macedo, 98. Pq São Lucas F. 29188050

bullet Dra Cleuma Ferreira, Medica Veterinária, telefone 11 41164783, Rua Jacira, 80 Moema São Paulo/SP, contato@dracleumaferreira.com, www.dracleumaferreira.com, instagram @endocrinopatinha, facebook/endocrinopatinha

bullet Regina Incane Ito Médica Veterinária CRMVSP 4612 Paiquerê Pet Center Rua Eraldo Aurélio Franzese, 88 Paiquerê Valinhos SP FONE: (19) 38697743

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/anestesia-em- caes-e-gatos/

bullet M.V. Arthur César Ferreira Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletFaca de combate

bulletCachorrada

bulletO portão

bulletPlaneta Água

bulletPonbinha branca

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletBatman (1966)

bulletMadagascar i

bulletOlhos de gato (cat s eye)

bulletFlipper (1996)

bulletO corcel negro


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletA princesa e o sapo

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletNo meu peito não cabem pássaros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos