Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Aclimatação como adicionar um novo peixe ao aquário?

Compartilhe em suas redes sociais:

Aclimatação como adicionar um novo peixe ao aquário?


Você já deve ter ouvido alguém te falar: “Deixe o saco onde está o peixe na água por 15 minutos, e depois pode soltá-los!”.

Este talvez seja o conselho mais amplo e divulgado sobre como aclimatar os peixes para um novo ambiente. Se você está lendo isso, provavelmente vai se perguntar se realmente isso soa certo, já que sempre escutamos essa mesma conversa quando compramos um novo peixe. Então, vamos dar uma olhada mais profunda na forma como os peixes são aclimatados e como isso realmente funciona.

O antigo conselho “deixar o saco flutuando na água” seria uma forma de aclimatar o peixe à temperatura da água do novo aquário, e funciona, mas será realmente que 15 minutos são suficientes para que a temperatura da água do saquinho fique com a mesma do aquário? A resposta é simples: NÃO! O ideal é que esperemos cerca de no mínimo 1 hora para esse processo se concretizar.

A aclimatação deve ser feita apenas para equilíbrio de temperatura?

Ainda temos o problema de que boa parte das pessoas acham que a aclimatação deveria ser apenas pela temperatura do aquário. Mas há algo mais que eu possa fazer para que não tenha problemas nesse processo? E a resposta é: SIM! Há muito mais coisa que pode ser feita na verdade, como quarentena, equilíbrio de condições gerais da água, etc.

Assim que você adquire seu peixe na loja, procure sempre o levar o mais rápido possível até sua casa ou o local onde ele ficará. Lave bem o saquinho onde ele está, retire o excesso de água que está dentro do saco, deixando o suficiente para cobrir confortavelmente o animal e deixe-o ensacado no aquário. A sacola deve ser mantida aberta e dobrada em volta das bordas para que possa flutuar. Neste ponto, a aclimatação da temperatura irá ter início.

Após cerca de 15 minutos de flutuação, adicione um pouco da água do aquário dentro do saco onde o peixe se encontra, fazendo com o que no período de 1 hora mais ou menos, o volume de água na sacola tenha triplicado praticamente. Isso deve ser feito a cada 5 minutos, e este processo irá completar a aclimatação de temperatura.

Quais outros parâ;metros devo considerar?

O processo de aclimatação de temperatura está feito, mas há um outro bem importante que temos que levar em consideração. Por exemplo, as condições de iluminação, os peixes são muito sensíveis a luz e devem ter tempo para se adaptarem aos novos níveis de luz do ambiente aquático.

Um peixe deve ter tempo para ver quem está no novo ambiente com uma “barreira protetora” entre ele e os peixes residentes. Nem sempre os animais que estão no aquário são receptivos a outros e aqueles que não aceitam podem até atacar o saquinho onde o novo peixe está sendo aclimatado. Então o ideal é observar o comportamento dos animais e ver se há algum tipo de problema, pois ao soltar o animal no tanque, ele pode sobre graves consequências e chegar até a morrer.

As condições gerais de água, como pH, níveis de nutrientes, teor de oxigênio, salinidade, para citar apenas alguns, são muito importantes para que um peixe seja aclimatado corretamente. Esses problemas podem ser resolvidos realizando o processo de sempre colocar um pouco da água do aquário na água do peixe que está no saquinho, isso irá equilibrar os parâ;metros e diminuir o sofrimento na hora de soltá-lo dentro do tanque principal.



https://myaquarium.com.br/artigos/aquarios de agua doce/aclimatacao como adicionar um novo peixe ao aquario/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletAnfibios malditos

bulletMimoso

bulletLamento de um cavalo

bulletFaroeste cabloco

bulletTô bem



Dicas Veterinárias:

bulletA instabilidade atlantoaxial (iaa

bulletMielograma

bulletDoença de pele devido a alergias alimentares em cães

bulletO filhote de cachorro estrangula ? cães

bulletA melhor alimentação para os agapornis



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Daniel Checchinato,(11) 45210959, Av pref. Jose de Castro Marcondes, 260 Vila Hortolandia, Jundiaí/SPl, www.veterinariachecchinato.com.br>

bullet Dan Wroblewski www.bordercollie.com.br dw@parquecanino.com.br>

bullet dr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet carlos alexandre pessoa
médico veterinário (11) 99112330 www.animalexotico.com.br>

bullet Patricia
olives mount kennel>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBabe, o porquinho atrapalhado

bulletA maldição dos gatos (the uncanny

bulletDoce pássaro da juventude (sweet bird of youth)

bulletO gato (dr seuss the cat in the hat)

bulletMinha vida de cachorro (mitt liv som hund)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletA arca de noé

bullet4 vidas de um cachorro

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletO gato que tocava brahms

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos