Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Conheça a modalidade 5 tambores!

Compartilhe em suas redes sociais:

Conheça a modalidade 5 tambores!



Um esporte não muito conhecido, nem muito divulgado para o grande público, mas quem chega logo no comecinho dos eventos da ABQM, certamente já viu um pouquinho

 A prova exige resistência, velocidade e adestramento. É disputada simultaneamente por dois conjuntos – cavalo e cavaleiro  – que devem fazer o percurso no menor tempo possível.  É  uma modalidade bem interessante, com regras singulares e oferece uma adrenalina igual ou maior que as demais provas.  Foi criada no Brasil, na época em que o Quarto de Milha estava entrando no país. Como neste período ainda não existia a fotocélula, a disputa era simultânea (dois por vez), o que facilitava reconhecer o campeão, já quem chegasse primeiro, ganhava.

src=

Os dois conjuntos partem ao mesmo tempo. Foto: Beto Negrão

A prova começa com uma fase classificatória, onde os concorrentes fazem o percurso individualmente, classificando-se os melhores tempos. Há a presença de dois juízes, um na largada e outro na chegada. Após essa tomada de tempo, formam-se chaves, ou seja, os competidores correrão em dupla e essa fase ainda será eliminatória. É feito um corte, dependendo do número de inscritos, antes de formarem as chaves.

src=

Foto: Nelson Sevilheira/ABQM

Para a segunda fase passam uma quantidade de competidores baseada na regra matemática múltiplo de dois (um múltiplo de um número inteiro é o produto deste número por um outro número inteiro. Exemplo: 0, 2, 4, 8, 16… ). Então se houverem 17 inscritos, o que tiver maior tempo será cortado e as chaves serão formadas por 16 competidores. Para essa segunda fase, o maior tempo corre contra o menor. No nosso exemplo, o 16° contra o 1°; o 15° contra o 2° e assim sucessivamente.

A partir dessa fase, não valerá mais o tempo e sim quem chegar primeiro. Os ganhadores de cada chave permanecem e os perdedores são desclassificados. Formam-se novas chaves, dessa vez o ganhador da primeira chave com o da última e assim por diante. A prova transcorre até que sobrem duas chaves. Nessa fase, ninguém mais é eliminado. Os perdedores voltam para disputar terceiro e quarto lugares e os ganhadores, primeiro e segundo. Sempre a disputa simultânea, até que reste um vencedor.

src=Na tomada de tempo, a pista já está montada com os dois percursos e o competidor escolhe o lado que quiser. Quando competem em dupla, quem tem o menor tempo, tem direito a escolher o lado que vai correr. Nesse momento, vale usar estratégia para vencer seu oponente, já que você pode escolher o lado em que o cavalo do outro é melhor, tentando neutralizá-lo. Se houver penalidade, ganha quem tiver derrubado menos tambores. Se as penalidades forem iguais, ganha quem tiver chegado primeiro. Erros de percurso, por exemplo, podem desclassificar o conjunto.

Animais que não têm muita velocidade, mas têm muita resistência, são indicados para a prática dos Cinco Tambores. E quem, no Brasil – e no Quarto de Milha -. é um nome forte neste esporte? Ele, claro, Vagner Simionato, que pratica a modalidade desde que ela começou a ser realizada nas competições.  Ele avalia o grau de dificuldade. “É uma prova demorada, que necessita de muita resistência, tanto do cavalo como do cavaleiro. São muitas passadas em um curto espaço de tempo”. Os cavalos também devem ser calmos, pois há o fator brete, local de onde partem para o percurso.

src=

Prova pela Associação do Mangalarga. Foto: cedida

São poucas provas por ano. Além da ABQM, alguns núcleos regionais realizam provas de Cinco Tambores.. Outras raças, como Mangalarga, Paint Horse, também tem a modalidade em seus eventos. Não é comum vermos, mas que é uma disputa cheia de adrenalina, isso é!!!!

Por Luciana Omena



Contatos dos Autores:
https://cavalus.com.br/geral/conheca modalidade cinco tambores



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletParasite infecção (babesiose) em cães

bulletDoença de addison em cães

bulletErosivo, imune mediada por poliartrite em cães

bulletTricobenzoares o perigo das bolas de pelos

bulletA deficiência de sódio em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Priscila Thomazelli Atleta, Amazonas, Instrutora e Treinadora de Equitação Engenharia Civil, de Segurrança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (11) 9 9944-2168 www.dressagearteequestre.com

bullet Adriana Morales Médica Veterinária CRMV: 6467 Membro do Colégio Brasileiro de Oftamologia Veterinária. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522

bullet Fábio Brito do http://vida estilo.estadao.com.br/blogs/conversa de bicho/festa junina e pets diversao com seguranca/

bullet Aquarium Lab http://aquariumlab.com.br

bullet Marne Campos
aquarismo online [aqol]
www.aquaonline.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletFeira de mangaio

bulletSimples carinho

bulletQue País é Este

bulletO bicho pegou

bulletVoa, canarinho, voa

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletPeixonauta

bulletErrado pra cachorro (who s minding the store?)

bulletBirdman

bulletO encantador de cavalos / o senhor dos cavalos (the horse whisperer)

bulletCama de gato (cama de gato / cat s cradle)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletCachorro tem cada uma

bulletO cachorro e o lobo

bulletO gato que tocava brahms

bullet4 vidas de um cachorro

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos