Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Modalidade equestre salto

Compartilhe em suas redes sociais:

Modalidade equestre salto



/Users/viriezemberg/Documents/UFPR/GRUPEEQUI/esportes/imagens/Salto.jpg

Popularmente conhecido como Hipismo, é a modalidade equestre que traz consigo o objetivo de demonstrar técnicas e agilidade na montaria, por meio de transposição de obstáculos.

 

O salto é original da Inglaterra, por volta do século XVIII, com os grupos de caça montada que iam à campo para promover grandes eventos de Hunter e, durante o trajeto acabavam transpondo obstáculos naturais, como troncos, pequenos rios, barrancos e demais desníveis do ambiente. Aos poucos, os cavaleiros começaram a simular as caçadas em espaços reduzidos, saltando troncos e obstáculos artificiais, para demonstrar suas técnicas e agilidade em ultrapassa-los.

 

A primeira competição ocorreu no ano de 1868, em Dublin, para testar a capacidade dos cavalos de caça. No ano de 1900, o esporte tornou-se uma modalidade olímpica, na cidade de Paris, França. No Brasil, a modalidade teve início com os militares, para capacitar seus soldados visando uma equitação mais eficiente e esteticamente agradável. As competições oficiais no Brasil ocorrem desde os 0,60m, nas escolinhas de todas as hípicas e centros equestres país a fora, até provas de 1,60m, as quais são, também, altura para provas a nível de competições mundiais como Olímpiadas e Global Champions Tour, uma das provas mais importantes da atualidade.

 

O salto integra o “trio” de provas Olímpicas, junto de Adestramento e o Concurso Completo de Equitação, que exige um único cavalo capaz de participar de provas de Cross Country, Salto e Adestramento. Atualmente as raças mais utilizadas são originárias da Europa, como por exemplo: Hanoveriano, Westphalen, Sela Francês, Sela Belga, KWPN, as quais são raças para a base do Brasileiro de Hipismo, que têm evoluído a cada ano em solo nacional, chegando com força nas provas a nível mundial.

 

Curiosidade: Antigamente, a posição adotada pelos cavaleiros era sentado na sela, com os ombros para trás, apoiados na boca do animal – através das rédeas – e com os estribos longos. Desta forma, o corpo do cavaleiro permanecia em contato com o do cavalo durante o salto, muito diferente de atualmente, que mudou após um cavaleiro italiano chamado Frederico Caprilli demonstrar uma posição batizada de “assento adiantado”, no qual o cavaleiro eleva o corpo na sela e permite que o cavalo alongue o pescoço e tenha mais liberdade no salto. É a única modalidade olímpica em que homem e mulheres competem juntos, em condições de igualdade.



Contatos dos Autores:
http://www.gege.agrarias.ufpr.br/grupeequi/esportes/salto.html



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletAnestesia em cães e gatos: mitos e verdades

bulletImportÂncia da tpa no aquarismo

bulletPrincipais cuidados para cães e gatos no inverno

bulletModalidade equestre concurso completo de equitação

bulletOs benefícios da vida no campo para criancas


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Giorgia Bach advocacia@praticaclinica.com.br

bullet M.V. Arthur César Ferreira Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822

bullet Fernanda Aparecida de Gouvêa Oliveira Paro bióloga e crbio 43684/01 protetora animal independente educadora ambiental nanda_paro@yahoocombr

bullet Luciana Leite Ribeiro dos Santos Médica veterinária CRMVSP 8298 www.spaces.msn.com/members/vetemcasa lulrs@yahoo.com.br

bullet Gustavo B. Mano

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletNão abra essa caixa com cobras confraria da costa

bulletGarganta

bulletDou não dou

bulletSalve jorge! o guerreiro na fé

bulletCouro de boi

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletBatman begins (2005)

bulletA quinta execução

bulletDeu a louca nos bichos

bulletO favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)

bulletBatman e robin (1997)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletPassaros sao eternos, os

bulletA princesa e o sapo

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos