Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Como lidar com cães no cio

Compartilhe em suas redes sociais:

Como lidar com cães no cio


O Cio é a fase que o animal precisa e quer reproduzir. Mas, para o dono do animal não castrado pode não ser um mar de rosas pois exige cuidados especiais. Os proprietários de cachorros machos precisam controlar o comportamento ansioso, uivos, falta de apetite demarcação de território além, é claro, das possíveis fugas atrás de memórias olfativas da cadela no cio. Já o proprietário de uma cadela no cio precisa lidar com a perda de sangue o risco real de ngravidar se algo escapar ao seu controle.

Entendendo o Cio

Para a comparação com o ser humano ou seja a mulher, devemos dizer que é o equivalente ao ciclo menstrual, que começa na puberdad faz com que a mulher seja capaz de conceber e ficar grávida, com a diferença de que para uma cadela, a puberdade chega muito mais cedo (estamos falando de meses em vez de anos) e que não há uma idade limite para que acabe na vida das cadelas, porque não há menopausa.

Cadela no cio

A chegada do primeiro cio varia bastante de uma cadela para para outra, dependendo do tamanho da cadela, bem como o estado de saúde de nutrição.

A puberdade se caracteriza precisamente nas cadelas pelo início do cio que deverá ocorrer entre 6-7 meses para cadelas pequenas e 15-18 meses para cadelas de raças ou tamanho maiores. Mas também a duração e o número de vezes em um ano pode variar de acordo com o tamanho, com uma média de duas vezes ao ano com duração de 21 dias.

Com a cadela no cio, você irá notar inchaço da vulva, pequeno sangramento na área genital e uma tend?ncia a lamber o tempo todo nesta área. No nível comportamental há agitação e impulso aumentado para urinar.

Veja algumas dicas de como lidar com o animal nessa fase:

middot; Cachorras no cio atraem machos pelo cheiro, por isso não é bom sair de casa neste período. Se você não quer que sua cadela se torne um ím? para os cachorros do bairro, você vai ter que mant?-la em casa durante a duração do cio da cadela.

middot; Para passear na rua tenha muito cuidado para mant?-la em segurança na guia curta, sob controle longe de cães machos. O ideal é não passear neste período, ou faz?-lo em companhia de mais pessoas para que vocês consigam proteg?-la de eventuais machos em seu caminho.

middot; Tenha paci?ncia! Os hormônios podem causar stress e nervosismo ou torná-la excessivamente animada durante o ciclo, por isso você e sua família não podem se comportar como de costume. Seja firme em reiterar as regras estabelecidas, mas não exagere com repreensão e punições severas.

middot; F?meas castradas antes do primeiro cio, tendem a ter uma vida mais longa e correm muito menos riscos de saúde além de diminuir drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama e útero e sua cadela não correrá o risco de na velhice desenvolver câncer dos órg?o genitais.



Jeronimo Ribeiro http://www.showdebicho.com

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletLuz, paixão, rodeio

bulletÊ boi

bulletVampiro

bulletBurro P k ralho

bulletAsa a Cobra



Dicas Veterinárias:

bulletQual o melhor sal para aquário marinho?

bulletOlhos dicas de beleza e banho

bulletDiabetes em cães e gatos

bulletConviver com animais faz bem para a saúde

bulletPreciso de um pasto novo!



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Jacqueline R. F. Cremoneze profissão: Médica Veteriária CRMVSP21312 Sou médica veterinária formada pela Faculdade de Jaguariúna em junho 2006, e minha dedicação com as aves começou no ano de 2003. Devido a isso, presto apoio a todos os interess>

bullet Fabio Nakabashi (parkvet@gmail.com) CRMVSP 5997 Tel.: (19) 32724001 End.: Av. Francisco de Paula Oliveira Nazareth, 559 Parque Industrial Campinas SP http://parkve6.wix.com/parkvet>

bullet Monica Marvo Cel: 985728281 Atendimento em domicílio, clínicas, centros diagnósticos e hospitais. >

bullet Pet Care Hospital Veterinário de São Paulo (11) 3740 2152 (11) 3743 2142 Av. Giovanni Gronchi, 3001 São Paulo SP>

bullet João Kleinerdr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletJurassic park iii

bulletBatman (1989)

bulletBingo - esperto pra cachorro (bingo)

bulletBatman e robin (1997)

bulletO cachorro (el perro)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet4 vidas de um cachorro

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletO encantador de cães

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos