Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Como lidar com cães no cio

Compartilhe em suas redes sociais:

Como lidar com cães no cio



O Cio é a fase que o animal precisa e quer reproduzir. Mas, para o dono do animal não castrado pode não ser um mar de rosas pois exige cuidados especiais. Os proprietários de cachorros machos precisam controlar o comportamento ansioso, uivos, falta de apetite demarcação de território além, é claro, das possíveis fugas atrás de memórias olfativas da cadela no cio. Já o proprietário de uma cadela no cio precisa lidar com a perda de sangue o risco real de ngravidar se algo escapar ao seu controle.

Entendendo o Cio

Para a comparação com o ser humano ou seja a mulher, devemos dizer que é o equivalente ao ciclo menstrual, que começa na puberdad faz com que a mulher seja capaz de conceber e ficar grávida, com a diferença de que para uma cadela, a puberdade chega muito mais cedo (estamos falando de meses em vez de anos) e que não há uma idade limite para que acabe na vida das cadelas, porque não há menopausa.

Cadela no cio

A chegada do primeiro cio varia bastante de uma cadela para para outra, dependendo do tamanho da cadela, bem como o estado de saúde de nutrição.

A puberdade se caracteriza precisamente nas cadelas pelo início do cio que deverá ocorrer entre 6-7 meses para cadelas pequenas e 15-18 meses para cadelas de raças ou tamanho maiores. Mas também a duração e o número de vezes em um ano pode variar de acordo com o tamanho, com uma média de duas vezes ao ano com duração de 21 dias.

Com a cadela no cio, você irá notar inchaço da vulva, pequeno sangramento na área genital e uma tend?ncia a lamber o tempo todo nesta área. No nível comportamental há agitação e impulso aumentado para urinar.

Veja algumas dicas de como lidar com o animal nessa fase:

middot; Cachorras no cio atraem machos pelo cheiro, por isso não é bom sair de casa neste período. Se você não quer que sua cadela se torne um ím? para os cachorros do bairro, você vai ter que mant?-la em casa durante a duração do cio da cadela.

middot; Para passear na rua tenha muito cuidado para mant?-la em segurança na guia curta, sob controle longe de cães machos. O ideal é não passear neste período, ou faz?-lo em companhia de mais pessoas para que vocês consigam proteg?-la de eventuais machos em seu caminho.

middot; Tenha paci?ncia! Os hormônios podem causar stress e nervosismo ou torná-la excessivamente animada durante o ciclo, por isso você e sua família não podem se comportar como de costume. Seja firme em reiterar as regras estabelecidas, mas não exagere com repreensão e punições severas.

middot; F?meas castradas antes do primeiro cio, tendem a ter uma vida mais longa e correm muito menos riscos de saúde além de diminuir drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama e útero e sua cadela não correrá o risco de na velhice desenvolver câncer dos órg?o genitais.



Contatos dos Autores:
Jeronimo Ribeiro http://www.showdebicho.com



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletOrelha coçando depois do banho

bulletA paralisia do carrapato em cães

bulletTeste de volhard

bulletAs causas e as consequências do raquitismo

bulletFraturas em répteis


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em medicina e odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail ciromedvet@ig.com.br www.dentistadecavalo.com.br

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont

bullet Luciana Leite Ribeiro dos Santos Médica veterinária CRMVSP 8298 www.spaces.msn.com/members/vetemcasa lulrs@yahoo.com.br

bullet dr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br

bullet Gabriel Guerreiro Qualquer dúvida ou sugesteatilde;o enbsp;estarei respondendo no email Gabriel_g_f@hotmail.com no twitter @AdestramentoDOG

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletPeixe Cru Saiddy Bamba

bulletCobras e lagartos chico buarque

bulletPunk da periferia

bulletPorco Aranha

bulletDisparada

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletOlhos de gato (cat s eye)

bulletJurassic park ii

bulletQualquer gato vira-lata

bulletOs pássaros (the birds)

bulletO zelador animal


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato entre os pombos

bulletExplicação dos pássaros

bulletPássaros amarelos

bulletGato viriato

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos