Home Page > Dicas Veterinárias > Travagem uma doença ou um mito

Travagem uma doença ou um mito


Na grande maioria dos casos denominados travagem ou palatite e em alguma regiões do Brasil chamados também de favas ou lampas é MITO.

A travagem é um termo muito utilizado por pessoas que lidam com cavalos, denominam travagem o que se referem a palatite ( inflamação do palato duro nos eqüinos ) .

Essas pessoas relacionam a travagem ao emagrecimento e a dificuldade e apreensão e de engorda dos cavalos , e isso não é bem assim, normalmente estes são sintomas de problemas odontologicos ou outras doenças sistêmicas .

""Os leigos denominam travagem quando observam o aumento do palato que muitas vezes ultrapassam a altura dos incisivo superiores.""

A principio travagem = palatite= inflamação do palato .
A palatite existe, é a inflamação do palato, é um tipo de afecção rara pode ser causada por uma ferpa ou pelo ato da aerofagia por exemplo ! (Mesmo assim nunca deve ser cortada
ou queimada)

Para que seja caracterizado inflamação por definição são necessários 5 sinas cardeais .
1-Calor: Perceptível nas superfícies. Decorre da hiperemia e do aumento do metabolismo local;
2-Rubor: Hiperemia /Reflexo axônico (diminuição de impulsos vasoconstrictores);
3-Tumor: Decorre do aumento da permeabilidade vascular (edema). Pode determinar aumento do volume hídrico local em até 5 ou 7 vezes.
4-Dor: Causada pela irritação
5-Perda da função

Se o palato não apresentar esses sinais não se trata de uma inflamação , não sendo uma inflamação não é uma palatite não sendo palatite respectivamente não é travagem.

A grande confusão acontece quando o leigo observa o palato ultrapassando a altura dos incisivos e acredita que o cavalo esta com travagem ou palatite.

Esse aumento de volume é apenas um edema e podem ser encontrado em muitos cavalos especialmente em algumas fases da vida quando ocorrem a trocas dos dentes de decíduos (de leite ) pelos dentes permanentes e tambem na erupção dos caninos, alem de muitos outros problemas relacionados a cavidade oral do eqüino , o edema no palato na maioria das vezes é ( secundario ) apenas um reflexo de um problema em outro lugar .



Uma grande crueldade !!

É comum até os dias de hoje leigos confundido edema de palato que muitas vezes não causa problema algum, com travagem ou palatite e instituindo um tratamento cruel que consiste em queimar ou cortaresse aumento de volume do palato ( isso nunca deve ser feito mesmo que seja palatite propriamente dita ) .



Quando for observado alguma alteração no palato ou suspeitar de algum problema relacionado ao emagrecimento, dificuldade de apreensão e de engorda nos cavalos, deve-se antes de qualquer coisa consultar um Medico Veterinário que tenha amplo conhecimento das estruturas relacionadas a cavidade oral e tenha os equipamentos necessários para um exame adequado da cavidade oral .
Somente com conhecimento e um exame bem detalhado da cavidade oral é possível diagnosticar a causa desse aumento de volume do palato e atribuir um tratamento de forma ética e correta .



Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em medicina e odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail ciromedvet@ig.com.br www.dentistadecavalo.com.br

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletPeão Apaixonado

bulletO forró do cabra zoró

bulletPedras Que Cantam

bulletJoao de Barro

bulletO pato



Dicas Veterinárias:

bulletAltamente contagiosa, a gripe canina pode ser prevenida por meio da vacinação e cuidados básicos

bulletCeratoconjuntivite seca

bulletO que um cachorro precisa para ser feliz?

bulletTumores das glândulas endócrinas em cães

bulletFraturas em répteis



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Heloísa Helena Amaro>

bullet Jacqueline R. F. Cremoneze>

bullet Luelyn Jockyman CRMVSP 14.512 Clínica Animaletto (19) 32589280 Av. Mário Garneiro 438 (Estrada do San Conrado) Sousas>

bullet Dr. Carlos Artur Lopes Leite é médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF>

bullet Dalton A. Ishikawa Médico Veterinário CRMVSP 9235 www.pediatriacanina.com.br dr_dalton@pediatriacanina.com.br >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO gato de 9 caudas (il gatto a nove code)

bulletFamoso pra cachorro (in the doghouse)

bulletSeefood um peixe fora d agua (seefood)

bulletCompramos um zoológico

bulletMulher-gato (catwoman)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletCachorro tem cada uma

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletFalando de passaros e gatos

bulletCama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos