Home Page > Dicas Veterinárias > Cadelas no cio (dicas sobre o assunto)

Cadelas no cio (dicas sobre o assunto)


Para aqueles que tem cadela em casa e tem dúvidas a respeito do cio da cadela, está ai algumas dicas para você ficar por dentro deste assunto.

Cuidados com as mamães
O ciclo sexual de uma cadela é dividido em quatro etapas: proestro, estro, metaestro e anestro. O proestro dura de sete a dez dias e é durante essa face que aparecem os corrimentos sanguíneos. Porém, a fêmea recusa o cortejo do macho, ficando às vezes até agressiva. O estro dura em média de cinco a quinze dias e é ideal para o acasalamento. O metaestro dura cerca de 110 a 140 dias, e corresponde ao período de gestação e lactação das mamães. Mesmo que não ocorra o acasalamento, pode ocorrer a pseudo-gestação ou gravidez psicológica, período que a cadela deve receber acompanhamento veterinário. O quarto período é o anestro, que corresponde ao tempo em que a cadela não acasala e tem merecido descanso sexual.

Ela vai ser mamãe
A fêmea só deve ser acasalada após o terceiro cio. Nesta idade ela já estará amadurecida o suficiente para ter seus filhotes, seu desenvolvimento físico já terá se completado e a gestação não lhe trará problemas de saúde. É importante que ela seja examinada pelo veterinário antes do cruzamento para checar as condições de saúde, vermifugação e vacinação. Criadores recomendam que o primeiro cruzamento da cadela ocorra com um macho maduro e experiente e, se possível, com um macho de tamanho equivalente ou menor que a fêmea, de forma a evitar traumas e problemas na hora do parto.
A gestação dura em média dois meses, podendo o parto ocorrer alguns dias antes ou depois deste período, de forma que o proprietário deve se atentar os sinais que a cadela dá quando chega a hora de dar a luz. Normalmente esses sinais começam em média quarenta e oito horas e a fêmea começa a construir um ninho e ficar inquieta.
Após o início das contrações leva-se em média de duas a quatro horas até que nasça o primeiro filhotinho. Se você notar que esse tempo ultrapassa o normal, e sua cadela demonstrar muito desconforto, chame o veterinário para auxiliar no parto. O intervalo entre os nascimentos varia entre quinze minutos e uma hora.
Para ter certeza do número de filhotes é importante que seja feito um exame pré-natal no veterinário. Após todos os nascimentos limpe o local onde a cadela deu a luz e a encaminhe para um local limpo, confortável, seguro e distante de outros animais para evitar o estresse da mãe. Dê a ela uma alimentação balanceada e bastante líquido, proporcionando conforto e bem-estar, ajudando-a nos cuidados com sua ninhada.

http://equipeveterinariafv2010.blogspot.com.br/2010/04/cadelas no cio dicas sobre o assunto.html

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCrocodilo rico os figurantes

bulletPassaro azul

bullet15 mil por mês

bulletCasa no campo

bulletO beijo da mulher aranha



Dicas Veterinárias:

bulletSíndrome vómitos bilious em cães

bulletCálculos do trato urinário / cristais composto de ácido úrico em cães

bulletHaemobartonelose felina

bulletHigiene

bulletXixi no lugar errado! conheça mais sobre as possíveis causas



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel. >

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/>

bullet Adriana Morales Médica Veterinária CRMV: 6467 Membro do Colégio Brasileiro de Oftamologia Veterinária. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522>

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont>

bullet Roberto Delort A. Leite e Laura Celi de Souza Silva >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBatman forever (1995)

bulletThe batman (1943)

bulletBatman begins (2005)

bulletMulher-gato (catwoman)

bulletTubarao i



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletO homem que amava os cachorros

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletOs passaros e suas doencas

bulletNo meu peito não cabem pássaros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos