Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Alimentos proibidos para cães

Compartilhe em suas redes sociais:

Alimentos proibidos para cães


Essa é pra você que gosta de agradar seu melhor amigo com algumas guloseimas de vez em quando. Você sabia que existem alimentos que são tóxicos e podem fazer muito mal à saúde do seu cãozinho?


 


Aí vai uma lista de alimentos proibidos:


 


 



 


Chocolate, Café e Cafeína


Esses produtos contêm substâ;ncias chamadas metilxantinas, que são encontradas nas sementes de cacau e nos frutos secos de um extrato utilizado em alguns refrigerantes. Quando ingeridas, podem causar vômito, diarréia, respiração ofegante, sede excessiva, aumento do volume urinário, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, convulsões, ataque e inclusive a morte. Leve em consideração que o chocolate amargo é mais perigoso do que o chocolate ao leite. O chocolate branco é o que tem o nível mais baixo de metilxantinas, enquanto o chocolate para cozinhar tem o percentual mais alto.


 


 


Álcool


As bebidas alcoólicas e os alimentos que contém álcool podem provocar vômito, diarréia, diminuição da coordenação, depressão do sistema nervoso central, dificuldade para respirar, convulsões, acidez sangüínea anormal, coma e inclusive a morte.



 


 



 


Abacate (Avocado)


As folhas, frutos, sementes e casca do abacate contém Persina, que pode causar vômito e diarréia nos cães. Os pássaros e roedores são especialmente sensíveis ao envenenamento com abacate que pode provocar congestão, dificuldade para respirar e acúmulo de líquidos ao redor do coração.


 


 


Nozes de Macadâ;mia


 


As nozes de macadâ;mia são comumente utilizadas em biscoitos e confeitos. Essas nozes causam fraqueza, depressão, vômito, convulsões e hipertermia em cães. Normalmente os sintomas aparecem dentro de 12 horas da ingestão e duram aproximadamente de 12 a 48 horas.


 



 


 



 


Uvas e Passas


 


 


Mesmo a substâ;ncia tóxica encontrada nas uvas e passas sendo desconhecida, Essas frutas podem causar insuficiência renal. Nos animais que já têm algum problema de saúde, os sintomas podem ser mais dramáticos.


 


 


 


Farinha de Levedura


A farinha de levedura pode causar acúmulo de gases no sistema digestivo do seu cão. Isso pode ser doloroso e pode fazer com que o estômago e o intestino se rompam. Devido ao risco diminuir depois de cozinhar a massa, os pets podem consumir pequenas quantidades de pão como aperitivo. Porém a quantidade não deve ser maior do que 5% a 10% do consumo calórico diário do seu cão.


 



 


 



 


Cebola, Alho e Cebolinha


Estas ervas e vegetais podem causar irritação gastrointestinal e podem causar danos aos glóbulos vermelhos. Ainda que os gatos sejam mais suscetíveis, os cães também correm riscos se consumirem quantidades suficientemente grandes. A toxicidade é diagnosticada normalmente pelo histórico, sintomas clínicos e pela confirmação microscópica dos corpos de Heinz. Uma dose pequena, ocasional, como as que podem ser encontradas em alimentos para animais de estimação, provavelmente não causarão problemas. Porém é recomendável não dar ao seu pet grandes quantidades desses alimentos.


 


 


Leite


 


Devido aos cães não possuírem quantidades significantes de lactase (enzima que metaboliza a lactose presente no leite), o leite e seus derivados podem causar diarréia e outros problemas digestivos.



 


 



 


Doces


 


O Xylitol é utilizado como adoçante em vários produtos incluindo gomas de mascar, confeitos, alimentos prontos e creme dental. Pode provocar a liberação de insulina em muitas espécies, o que provoca insuficiência renal. O aumento de insulina provoca hipoglicemia (níveis baixos de açúcar). Os sintomas iniciais da toxicose incluem vômito, letargia (estado mórbido) e perda da coordenação. Os sintomas podem progredir para recumbência e ataques. É possível perceber enzimas hepáticas elevadas e insuficiência renal dentro de poucos dias.


 


 


 


Sal


Grandes quantidades de sal podem causar micção e sede excessiva ou ainda envenenamento por sódio. Os sintomas de que seu cão pode ter ingerido alimentos com muito sódio incluem vômito, diarreia, depressão, convulsões, temperatura corporal elevada, ataques e até a morte.



 



Veridiana Martins Dias
(41) 8891 6887
www.adestramentoamigofiel.com
Amigo Fiel Adestramento

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletAnfíbios belos

bulletA rainha da cavalgada

bulletCanção da falsa tartaruga adriana calcanhotto

bulletChão de giz

bulletJingle bells



Dicas Veterinárias:

bulletFraturas em répteis

bulletRação, como armazenar de forma correta

bullet6 coisas para fazer seu gato feliz

bulletAntiinflamatório não hormonal toxicidade de medicamentos em cães

bulletÚlcera de córnea



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Bianca Pissardo, http://criancas4patas.blogspot.com>

bullet Nayara Zonta, parceria com a VetQuality 56811999>

bullet Claudia Leschonski Veterinária de Cavalos Blog http://leschonski.blog.terra.com.br/>

bullet Luciana Leite Ribeiro dos Santos Médica veterinária CRMVSP 8298 www.spaces.msn.com/members/vetemcasa lulrs@yahoo.com.br>

bullet Diskvet Telefone: (19) 32581887 / 33081887 / 33081886 Celular: (19) 93183040 (emergência) Email: diskvet@gmail.com Av. Antonio Carlos Couto de Barros, n? 1156 Sousas Campinas / SP>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

bulletDeu a louca nos bichos

bulletMinha vida de cachorro (mitt liv som hund)

bulletBirdman

bulletCujo



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato de botas

bulletMarley e eu

bulletUm gato entre os pombos

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos