Home Page > Dicas Veterinárias > Publicidade na medicina veterinária

Publicidade na medicina veterinária


Diante de um mercado competitivo, a publicidade do serviço prestado pelo médico veterinário é necessária e parte do processo de marketing. Ou seja, integra o conjunto de técnicas para implementar uma estratégia de promoção, venda e divulgação do serviço disponibilizado ao potencial cliente.


Duas legislações tutelam esta divulgação: o Código de Ética do Médico Veterinário e o Código de Defesa do Consumidor. Além destas normativas principais, a Resolução CFMV 780/2004, estabelece critérios para normatizar a publicidade no âmbito da Medicina Veterinária.


Acordante com o Código de Ética da profissão, “a propaganda pessoal, os receituários e a divulgação de serviços profissionais devem ser em termos elevados e discretos.” Além disto, “as placas indicativas de estabelecimentos médicos veterinários, os anúncios e impressos devem conter dizeres compatíveis com os princípios éticos, não implicando jamais em autopromoção.”


Em termos éticos, é vedado ao médico veterinário, mercantilizar a profissão, ou seja, subordinar sua atividade exclusivamente ao comércio, ao lucro. A razão é simples, o profissional da Medicina Veterinária tem por princípio empenhar-se para melhorar as condições de saúde animal e humana e não transformar sua profissão em mera atividade econômica.


O Código de Defesa do Consumidor, por sua vez, responsabiliza o profissional pela disparidade da prestação do serviço com a mensagem publicitária.


Assim, toda publicidade obriga o médico veterinário e integra o contrato que vier a ser celebrado com o cliente. É o caso, por exemplo, do profissional que anuncia atendimento 24 horas. Caso o cliente tente contratar o serviço médico-veterinário e não seja possível, na ocorrência de algum dano ao paciente, o profissional poderá ser responsabilizado por ter anunciado um serviço que não foi disponibilizado conforme a oferta. Do mesmo modo, se a clínica anuncia serviços para animais silvestres e o cliente não encontra profissional que dê assistência ao paciente neste segmento.


É fundamental compreender que a prestação do serviço se inicia a partir do contato do cliente com o consultório, clínica ou hospital, o que pode ser viabilizado por telefone ou com a presença do cliente e paciente em suas dependências. Porém, a responsabilidade já existe no momento da informação publicitária.


Na era digital, é comum que profissionais se valham da internet para anúncio dos seus serviços. Os mesmos princípios da publicidade aplicam-se a esta forma de divulgação. A propósito do assunto, o Conselho Federal de Medicina Veterinária já publicou nota de esclarecimento, qual alerta que a oferta de serviços médico-veterinários em sites de compra coletiva "constitui, além de violação a normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, infração ética”.


Em qualquer tipo de publicidade médico-veterinária deve constar necessariamente o nome do profissional e o número de inscrição no Conselho Regional, dados complementares como endereço e telefone e os serviços oferecidos.  Nos anúncios de clínicas, hospitais, laboratórios e outras instituições ligadas a Medicina Veterinária, deverá constar o nome do responsável técnico (RT) e seu respectivo número de inscrição no Conselho Regional.


Todas as informações publicitárias devem ser claras e precisas, não enganosas ou abusivas.


O marketing de serviços coíbe o mercantilismo na medida em que apresenta os serviços e os comunica aos potenciais clientes de modo responsável, ético e legal com a adequada oferta de soluções.


Desde que haja austeridade na publicidade, o médico veterinário pode e deve se beneficiar das vantagens do marketing de serviço, investindo em mensagens publicitárias éticas e que valorizem a saúde pública e dos animais, a fim de gerar uma demanda de mercado positiva.

Giorgia Bach advocacia@praticaclinica.com.br

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTeia da aranha virgem

bulletO forró do cabra zoró

bulletTelegrama

bulletPeão Apaixonado

bulletOlímpico por natureza todo mundo se encontra no rio



Dicas Veterinárias:

bulletComo criar peixes em aquários

bulletAbraço no asfalto

bulletFuga ao adoecer

bullet18 alimentos saudáveis que vão fortalecer a imunidade do seu cachorro

bulletTele busca e tele entrega: mais valor para a gest?o do pet shop



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Nome, Telefones, Endereço, Email, Website, facebook ou outras redes sociais>

bullet nome, telefones, endereco, email, website, redes sociais>

bullet Américo F. Pelicioni, CRF: 29.670 >

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet Patricia
olives mount kennel>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletFeito cães e gatos (the truth about cats and dogs)

bulletBatman (1966)

bulletO reino dos gatos (neko no ongaeshi / baron the cat baron)

bulletMulher-gato (catwoman)

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato aprende a morrer

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletO cachorro e o lobo

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletEnfermidades dos cavalos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos